quinta-feira, 30 de junho de 2016

Bom dia, Azurras - nº 2.239

JULHO MAIS LEVE
Conforme divulguei ontem, AQUI, em julho teremos um mês mais tranquilo, ao menos no que concerne ao número de jogos, visto que teremos "apenas" cinco partidas, três a menos que em junho, quando o Leão disputou oito jogos.

A maratona, como mostra a arte elaborada pelo Esteves Júnior, do SouAvaiano, será menor, mas o Avaí precisa de um aproveitamento muito maior, até porque, como abordei semana atrás, neste mês time de Silas foi reprovado, com apenas duas vitórias e dois empates nos oito jogos disputados, contra quatro derrotas...

A questão é que no atual Campeonato Brasileiro da Série B, o equilíbrio está bem acentuado e este mês os confrontos também não são fáceis, começando sábado contra o líder da competição, o Vasco da Gama, em plena Ressacada.

Num olhar mais atento na tabela de classificação, e observando quem serão nossos adversários este mês, nota-se que todos eles estão em melhor situação que o Avaí, atualmente na 14ª colocação, com 15 pontos ganhos. Além do Vasco da Gama, a dura sequência é a seguinte:

a) Paraná - 9º - 20 pontos ganhos - em Curitiba, Paraná;
b) Oeste - 13º - 16 pontos ganhos - na Ressacada;
c) Náutico - 5º - 21 pontos ganhos - em São Lourenço da Mata, Pernambuco; e 
d) Londrina - 10º - 19 pontos ganhos - na Ressacada.
Levando-se em consideração que o Leão faz 3 dos cinco jogos em casa, será de todo proveitoso que ele faça valer esse fator casa, e para isso, a torcida também precisa jogar junto. Numa visão bem otimista, se o Avaí conquistar 11 desses 15 pontos em disputa no mês de julho, não tenho dúvidas de que poderemos sonhar com algo maior.

Caso fujamos dessa matemática, estaremos brigando apenas e tão somente pela permanência dentro do Campeonato Brasileiro da Série B.

Capricha, Leão!





APROVEITAMENTO AINDA É BAIXO
Esse mês de junho foi cruel para a "contabilidade" avaiana. Dos 24 pontos disputados, oito partidas, foram apenas duas vitórias, dois empates e quatro derrotas, perfazendo um total de 33,33% de aproveitamento. Muito pouco!

Basta ver que na classificação geral, o Leão tem 38,46% de aproveitamento, enquanto que o líder Vasco da Gama está com 71,79%, o vice-líder Atlético-GO tem 64,10%, o terceiro colocado Ceará soma 61,53%, enquanto o quarto colocado, o CRB, está com 56,41% de aproveitamento.

No dia 2 de agosto, quando o Leão enfrenta o Brasil, em Pelotas, teremos jogado 50% da competição, e nesses seis jogos que restam, o Avaí não pode se dar ao luxo de jogar pontos pela janela. 

Como salientei acima, o time do técnico Silas precisa conquistar 11 desses 15 pontos em disputa no mês de julho, e incluindo o partida contra o time gaúcho, mais um ponto, 12 em 18, significaria 66,66% de aproveitamento, o que daria uma boa margem para a arrancada avaiana no segundo turno.




BOA MÉDIA
Partindo da premissa que o Avaí faça esse aproveitamento de 66,66%, seriam mais 12 pontos para somar aos 15 já existentes, perfazendo 27 pontos ganhos, o que não é uma Brastemp, mas deixaria o Leão com 47,36% de aproveitamento, pontuação para ficar no meio da tabela, mas em condições de fazer um returno melhor.

Como já disse ontem, se depender da mídia da Capital, somos a aposta para ser um dos quatro rebaixados, mas assim como tem havido um crescimento no futebol do Avaí nesses últimos jogos, não tenho dúvidas de que teremos uma competição árdua, mas em plenas condições de brigarmos por posições bem melhores.




FALTA CREDIBILIDADE
E por falar em mídia da Capital, seguem os mesmos safados de sempre. Na partida contra o Atlético-GO, houve um lance na área da defesa goiana, em que o zagueiro cortou a bola o braço, ou sendo mais suave, a bola bateu em seu braço, cortando a trajetória na direção do gol. Como era de se esperar, a grande maioria inocentou o zagueiro...

Na partida contra outro goiano, o Vila Nova na última terça, um lance idêntico na área avaiana, mas dessa vez os "especialistas" queriam a bola na marca da cal...

O saudoso ex-presidente João Nilson Zunino tinha razão: são uns safados!

Na verdade, Zunino utilizou um termo um pouco mais pesado, mas vou ficar por aqui...




DESFALQUE
Na atrasada Bom dia, Azurras de ontem, disse que o Avaí fez por merecer a vitória sobre o Vila Nova, assim como destaquei alguns jogadores, como o goleiro Renan, o lateral esquerdo Capa, o meia Diego Jardel, o atacante Rômulo e
o volante Caio César.

Creio que essa nova fase do Avaí, agora mais consistente e competitivo, passa por uma formação que conte com esses jogadores, mas mesmo que o técnico Silas quisesse repetir a escalação para a partida de sábado, um cartão amarelo sem necessidade, o terceiro, acabou desfalcando o Leão, visto que Caio César cumprirá suspensão automática contra o Vasco da Gama.

Ao que parece, sem alterar muito a equipe, acredito que Silas mantenha a mesma escalação, fazendo uma substituição simples, de volante por volante, optando por Braga no lugar de Caio Cesar. Se isso acontecer, espero que Braga jogue mais do que mostrou em Juiz de Fora... 




VITÓRIA IMPORTANTE
Mais do que quebrar aquela desagradável sequência de derrotas e empates, a vitória sobre o Vila Nova foi de extrema importância para o Avaí, que abriu quatro pontos em relação a zona da degola, tendo duas rodadas pela frente para jogar com mais tranquilidade.

Antes da partida contra o Tigrão, o Leão estava na 16ª posição, com 12 pontos ganhos, 9 pontos atrás do quarto colocado, o Tigre. Ocorre que o Criciúma perdeu na rodada e viu o CRB desbancá-lo do G4, e com isso, o Avaí fica apenas 7 pontos do almejado grupo que dá o acesso à elite do futebol brasileiro.  

O Avaí segue precisando de três rodadas perfeitas, mas como vimos na última rodada, nada é impossível de acontecer... 





INGRESSOS PARA AVAÍ X VASCO DA GAMA
da emissora detentora dos direitos de transmissão do Catarinense 2016, RBS TV/ PFC - See more at: http://www.fcf.com.br/fcf-altera-datas-e-horarios-de-outras-cinco-partidas/#sthash.NvqqzeXE.dpuPRAZO PARA RETIRAR AS CREDENCIAISComo divulgado ontem, clique AQUI e confira, anteriormente, começa na quinta-feira, às 9 horas, o prazo dado pelo Avaí para que 1.800 de seusassociados retirem as respectivas credenciais que funcionarão como ingressos para a partida de sábado, contra o Brusque, no estádio Renato Silveira, emPalhoça.
Os ingressos para a partida de sábado, Avaí x Vasco da Gama, às 16h30min, na Ressacada, começam a ser vendidos na manhã de hoje, no nosso belo reduto, e postos de venda autorizados, a partir das 9 horas. 

Como já divulgamos o serviço completo do jogo, clique AQUI e confira, nessa partida da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o valor do ingresso será de R$ 40,00 para os setores "A", "B", "D", "F", "G" e "H", e R$ 80,00 para os setores "C", "E" e área VIP

Vais encarar?
 
 
 
 
POLÍTICA ERRADA 
Creio que essa política de preços adotada pelo Avaí para esta partida contra o Vasco da Gama está errada. Verdade seja dita, a torcida avaiana não está correspondendo, mas ela é o reflexo do que o time vinha apresentando em campo...

Preços majorados para os setores "C" e "E", este último destinado aos visitantes, pode não render o esperado. Curiosamente, discutimos isso após a partida contra o Vila, juntamente com os amigos Jaison Pereira e Eduardo Menezes

Sou mais favorável a "50 de 10" do que os tais "10 de 50"!





OS MESMOS
Assim como aconteceu na partida contra o CRB, quando um ou outro torcedor do time da bela Maceió, em Alagoas, estiveram na Ressacada, apesar de não haver qualquer rivalidade nesse confronto, nas desagradáveis no entorno do estádio, na última terça-feira não foi diferente...

Alguns poucos torcedores vieram do Goiânia, ou até mesmo alguns que moram por aqui e torcem pelo Vila Nova, estiveram no nosso belo reduto, mas como mostra a foto, a enorme maioria dos "torcedores" do Tigrão, vestindo preto, vieram mesmo foi da praia do Cagão, se é que me entendem...

Também não há rivalidade entre Avaí e Vila Nova, mas as provocações nas cadeiras eram bem conhecidas... 

Alô, MP! Alô, PM! 




ACOMPANHANDO O TIME
Acho muito legal acompanhar o time do coração nas viagens pelo Brasil, aproveitando as partidas para fazer turismo, conhecer novos lugares, novas culturas, como fizeram esses torcedores do Vila Nova, na foto acima, e assim como faz meu amigo Serjão Prazeres Júnior, do blog Sérgio Nativo, e tantos outros.

No entanto, esses confrontos de torcidas organizadas já estão passando dos limites e em qualquer partida pode estar havendo um problema mais sério. A Mancha Azul está proibida de entrar no estádio caracterizada, com seu uniforme com o logo da torcida até o final do ano. Em São Paulo, diferente do que disseram na Rádio Guarujá ontem, os clássicos entre times de lá terão torcida única, também até o final do ano.

Daqui a pouco, tais medidas vão se alastrar para as demais partidas, e aqueles torcedores que gostariam de viajar para acompanhar seus respectivos time vão pagar pelo comportamento inadequado de um bando de marginais.







Saudações AvAiAnAs!

6 Comentários:

Roberto disse...

Essa turma de preto que enfrentou o frio para ir à Ressacada "secar", e viu nossa vitória, ainda saiu no lucro, teve oportunidade de curtir dois gols de bela feitura, por obra de dois garotos da nossa base. RC

Anônimo disse...

André,

Acho que o foco tem que ser jogo a jogo, não estamos com bola para fazer essa projeção pensando em acesso, apesar da vitória terça, depois do Avaí fazer 1x0 tomou sufoco todo o resto do primeiro tempo e início do segundo.

O lance de penalti no primeiro tempo achei que foi, assim como o contra o Atletico-GO, erraram contra nós naquele e a favor nesse. Esses erros de arbitragem prejudicam o futebol, por isso sou a favor do uso de tecnologia, de um juiz mais experiente vendo os lances em vídeo para auxiliar o juiz dentro de campo em lances importantes.

Quanto ao time para sábado, acho que para o lugar do Caio Cesar (não passa um jogo sem tomar amarelo!) o Silas poderia entrar com o Alemão, para fazer a dobradinha junto com o Renato em cima do lateral do Vasco, como aconteceu no segundo tempo do jogo passado.

Daniel Salles

Anônimo disse...

André,

Parece que o Lucas de Sá já está a disposição. Se estiver prefiro ele fazendo o lado direito com boa saída de bola e qualidade no chute. Para quem já foi colocado de volante de marcação jogar pelo lado direito como segundo homem creio que seria o ideal.
Só para registrar, vendo o último jogo do Vasco em que perdeu em casa para o Paraná, a imprensa carioca aponta como ponto fraco todo o lado esquerdo da defesa por onde os times tem atacado e causado estrago. O quarto zagueiro e o lateral esquerdo são péssimos.
Aproveita Silas!

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Gol de jogador da base, só o do Rômulo...
O primeiro foi contra e o segundo, Lucas Fernandes chegou este ano...

André Tarnowsky Filho disse...

Daniel Salles,

Por partes...

Creio que precisamos, sim, definir um objetivo, e pelo andar da carruagem, o risco de rebaixamento vai ficar mais distante, ao mesmo tempo que com pequenos ajustes podemos melhorar o time...

Quanto ao pênalti, concordo contigo, mas tiraria muito da dinâmica do jogo...

Em relação a substituição, não sei se funcionaria bem, mas é uma alternativa. Vamos aguardar.


André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

O Lucas de Sá é uma ótima opção, mas prefiro aguardar a decisão de Silas.
Só espero que não cometa os mesmos erros de outras partidas...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo