sexta-feira, 27 de março de 2015

AS PITONISAS DO TEMPLO, by Alexandre C. Aguiar

Você sabe o que é uma pitonisa? São aquelas adivinhas da Antiguidade, que usavam cartas, desenhos nas nuvens, choros de bebês e até formato das vísceras de um animal recém abatido para dizer o que se passaria no futuro. Normalmente não adivinhavam nada, apenas percebiam o que estava acontecendo e comentavam o ocorrido de acordo com os humores alheios. Como o pessoal da época era ávido por notícias e vivia estressado com ataques inimigos, acreditava em tudo o que as espertas diziam, mesmo as maiores mentiras. Não ganhavam rios de dinheiro, essas astutas, mas tinham prestígio diante da patuleia incauta e das virgens vestais de ocasião.
No mundo moderno também temos nossas pitonisas. São mais conhecidas como engenheiros de obras prontas. Palpitam sobre tudo e posam de sabidos, sempre tendo uma solução para todos os males e mazelas que nos afligem. Numa prova específica pouco sabem conjugar o verbo haver e vivem pedindo esmolas institucionais para pagar as contas.
No mundinho do nosso Avaí temos algumas pitonisas e muitos engenheiros de obras prontas. Pouco ajudam a resolver os problemas, que são grandes o suficiente para se viver lamentando, e vivem abrindo mais ainda as feridas, que é para posar de sabe-tudo. São os que jogam merda no ventilador a todo momento para dizer que têm conhecimento da coisa, possuem a fórmula dos concertos na ponta da língua, conseguem derrubar os melhores cientistas da NASA com seus palpites inteligentes e seriam capazes de levar o clube a jogar a Champions League por convite.
Todavia, são incapazes de arregaçar as mangas e dizer: eu quero ajudar.
São os que usam o deboche, a falta de respeito e estendem a faixa “EU JÁ SABIA” a todo momento.
Aliás, torcida organizada exigindo bom comportamento da diretoria do clube é de rachar o carrinho de gargalhadas.
Blogueiros insanos, molhados a Rivortril, que perderam uma boquinha na Ressacada quando foram derrotados nas últimas eleições, sequer sendo sócios do clube, virem com discurso empolado com as soluções na ponta da língua, é de perder a barriga de dar risadas.
Ainda temos uma mídia colonizada, que depende da existência de nossos clubes para terem um lugar ao sol, mas usam a chacota e a má vontade como forma de obter benefícios informativos e contratos de alcova, no intuito de manter nossos dirigentes na linha. Quem acompanha o tal Obituário Diário, programa que diz ser de esportes no horário da tarde numa rádio famosa, percebe que vivem muito mais de maledicências e fofocas, do que com conteúdo informativo.
Eu, como sempre faço, me afasto disso tudo. Minha elasticidade sacal é pequena.
Temos muito a resolver no Avaí, muito mesmo. A propósito, temos um oceano de problemas, onde os administradores avaianos estão dando nó nas próprias costas e tropeçando nos próprios pés. Eles precisam retomar o clube nas mãos imediatamente.
Mas se ficar levantando essas questões a toda hora, chutando bêbado e cachorro morto, minha contribuição para que as coisas se resolvam será nula. De nada adianta sair por aí apregoando o NÃO TE DISSE.
Prefiro continuar ajudando o meu clube com a mão estendida, do que conviver com tamanha boçalidade. O que as pitonisas querem é aparecer. Quem sabe ali na frente surja um bom contrato, né, mô quirido?!
* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí FC e proprietário do blog Força Azurra

16 Comentários:

Anônimo disse...

Não podemos é aceitar tudo o que está acontecendo passivamente, temos a obrigação de demonstrar descontentamento. O Avaí não é o time com seus jogadores, nem o estádio e toda a estrutura física do clube, o Avaí somos nós e exigimos respeito de quem quer que seja.

Anônimo disse...

O. ..

Bora pra Ressacada.

É o que temos de fazer amanhã.

Beto

Anônimo disse...

CARLOS AVAIANO

TEVE MUTRETA ONTEM NA SUB ESTAÇÃO DA CELESC, NÃO É QUE UM GAMBA SAIU FRITO NA FOTO E DEIXOU MEIO MUNDO SEM LUZ!
SABIA QUE GAMBA É BOM DE VIRADA DE MESA, PULO DE JANELA, INVASÃO DE CAMPO, MAS ELETRICISTA, ISSO NÃO SABIA.

Anônimo disse...

Carlos Avaiano. O problema na subestação ontem foi a sobrecarga utilizada pela lanterna do time do manguezal. Gilson

Anônimo disse...

Carlos Avaiano
Estar na lanterna é uma situação correta de quem nào está merecendo outra posição, agora estar irregular na competição por causa de uma virada de mesa e tapetões( janelas ) isso sim fica pra sempre na história negra do clube negro ai da praia da merda flutuante.
Tem mais, é melhor uma lanterna legal, do que uma liderança arrumada de quem não deveria estar nesta competiçào.

Anônimo disse...

O Carlos Avaiano acha melhor ficar na lanterna do que na liderança..

Vai entender né? Talvez esteja fingindo de louco para pegar uma perícia...

Juca!

Anônimo disse...

Concordo com o Carlitos,

A Chapecoense não deveria estar participando, voltou sem jogar a segundona!


Juca!

Anônimo disse...

Carlos Avaiano
Juca 1- quando você parar de andar na ambulância, conseguirás entender o que comentei.

Juca 2- como percebes, tem mais mutreteiros na parada, e ainda não foi o AVAÍ FC, rei dos acessos legais.

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

Sim, exigimos respeito e espero que os diretores e jogadores saibam disso...

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos Avaiano,

E outra vez deixamos a lanterna jogando bola, sem janelas ou tapetões...

André Tarnowsky Filho disse...

Juca,

Onde ele escreveu isso? Estás delirando...

André Tarnowsky Filho disse...

Juca,

Que coincidência! Vocês também não conseguiram voltar normalmente, só alterando o regulamento...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo