quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

MEMÓRIA DOS CLÁSSICOS CIVILIZADO​S, by Roberto Costa

Dependendo da idade, muitos jovens torcedores não tiveram a experiência de viver o tempo dos clássicos civilizados. Os clássicos civilizados tiveram a sua fase áurea muito especialmente nos tempos do Campo da Liga, oficialmente Estádio Adolfo Konder, estendendo-se um pouco além.

Imagine-se esta dimensão poética, em que torcedores azurras alvinegros, depois da domingueira galinha assada com maionese saíam para o Estádio misturados, em ônibus superlotados, cada qual com suas camisas e bandeiras muito respeitadas, o diálogo fácil entre adversários dividindo o mesmo banco, porque na província todos se conheciam, as gozações trocadas no âmbito restrito do puro humor. 

Era sempre festa ir para o estádio, é claro que o ânimo da volta dependia do resultado do jogo, mas o apedrejamento, as pauladas, essas demonstrações de barbárie dos dias de hoje não existiam. Evidente que entreveros ocorriam, mas eram raros e, sem o turbinamento nefasto das drogas, esse mal dos tempos ditos modernos, a turma do deixa-disso apartava e facilmente resolvia. Hoje, só os loucos ousam apartar uma briga em clima de jogo.

Com o advento do Remendão do Estreito o bom clima se estendeu ainda por um bom tempo. Aficionado que sou do futebol, prezo muito um bom lugar nos estádios, com bom ângulo de visão, por isso habituei-me a assistir aos clássicos no Remendão exatamente diante da linha divisória do meio campo, ou seja, no meio da torcida do rival. Subia as arquibancadas e conhecidos meus me apontavam, chamavam-me de secador, apontavam para a torcida do Leão dizendo, o teu lugar é lá, vai pra lá, mas tudo acabava em risos, quando muito com alguns olhares enviesados.

Certa vez, cheguei ao Remendão com atraso, exatos 6 minutos, entrando pelo portão que fica à direita das cabines de rádio e a primeira visão que tive do campo foi do atacante Toninho Quintino chegando próximo à área e desfechando um tiro mortal, abrindo o placar no clássico em favor do Avaí.

Quando, enfim, sentei-me no lugar onde assistiria ao restante do jogo, perguntei à pessoa do lado: "Como foi o lance do gol?" E a resposta desse alguém que me julgava um barbye, em tom de desabafo: "A jogada de sempre, né, o Zenon lançou pro Toninho..." O reconhecimento desavisado e doce de ouvir, do adversário, a dois craques que fizeram época na história dosclássicos.

Com a aberração toda que veio depois, com essa desagregação social fruto da competição fria e desmedida que vemos hoje em dia e que equivocadamente muitos ainda chamam de progresso, as torcidas se transformaram em turbas, em ambiente seleto para psicopatas e drogados e a frequência aos estádios é cada dia mais uma aventura inóspita, muitas vezes perigosa.

Enfim, ficam aqui memórias de um tempo muito valioso, não há como não morrer de saudades. 

Roberto Costa é associado do Avaí FC. Considerando que teremos muitos clássicos em 2015, segue a reprodução desse texto publicado no Blog do Tarnowsky em 12/01/2014. Fotos acima: Internet

2 Comentários:

Anônimo disse...

É verdade, tempo muito bom, naquele em que o objetivo de quem ia aos estádios era, exatamente, assistir aos jogos.
Lembro que uma vez fui ao Remendão, que naquela época ainda não era o nosso salão de festas, para assistir mundiça e Olaria e, fui direto para o meio da torcida deles.
Mal comecei a me colocar nas arquibancadas quando um conhecido gritou "aí secador, tás fazendo o quê aqui?".
E eu respondi "só vim porque é azul e branco", sentei a assisti o jogo tranquilo, como deveria ser ainda hoje.
Tempos bons e "involtáveis", infelizmente.
Byghal.

André Tarnowsky Filho disse...

Byghal,

Ainda peguei um pouco dessa história, até porque estudava com o filho do Fernando Bastos e do José Mauro Ortiga...

Tempos bons e "involtáveis" mesmo!

Aliás, hoje a coisa está tão complicada, que até torcedores do mesmo time não conseguem andar juntos, se é que me entendes...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo