segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Bom dia, Azurras!

INDIGNAÇÃO
Por onde ando, conversando com torcedores avaianos, ninguém consegue explicar o que pode ter acontecido após a partida contra o Bragantino, um 3 a 0 dando uma aula de futebol, e depois a equipe não conseguiu mais jogar, acumulando a vexatória marca de seis derrotas consecutivas.

De uma maneira geral, o sentimento é de indignação e para o torcedor, ninguém pode ser poupado, jogadores, comissão técnica e dirigentes. Todos, de uma forma ou de outra, ajudaram na derrocada do Leão após chegar ao G4, quando faltava muito pouco para o término da competição.

Resta uma partida, sábado, dia 30, contra o Boa na Ressacada, pela última rodada desta Série B, jogo que não vale absolutamente nada para as duas equipes, que já tem encontro marcado para esta mesma competição em 2014...

A indignação do torcedor avaiano só faz aumentar na medida em que a cada dia surgem declarações  de todas as partes, dizendo que "fizemos o melhor", "jogamos com dignidade", "nada nos atrapalhou", "o grupo está fechado", e tantas outras usadas de forma genérica, sem que ninguém, absolutamente NINGUÉM, tenha hombridade para falar a verdade.


QUEM FICA
Há uma expectativa no ar para saber quem continua no Avaí, tanto na comissão técnica, departamento de futebol, e principalmente entre os jogadores. Até mesmo aqueles ídolos de outras temporadas estão sendo questionados.

Aliás, não é de hoje que coloquei no blog o problema de postura dos integrantes do nosso departamento de futebol. Respeito o trabalho do professor Ênio Gomes, mas creio que está numa função fora de sua competência. Júlio Rondinelli, ainda que tenha trabalhado com um orçamento curto, ou sem, caprichou em contratações que apenas oneraram a folha e pagamento.

A comissão técnica, capitaneada pelo técnico Hemerson Maria, até 25 de outubro, como o próprio HM coloca em suas declarações, fez tudo certinho, como manda o figurino, fazendo com que o torcedor avaiano sonhasse com o acesso, que parecia iminente. Porém, os últimos seis resultados fizeram desmoronar o que havia sido construído. Por que?

Quanto aos jogadores, pelo tamanho do desencanto da torcida, é preciso que entendam que nenhum deles é maior que a instituição Avaí Futebol Clube. Há que se analisar casa a caso antes de começar a próxima temporada.


SEM CHANCE PARA ERROS
A nova diretoria do Avaí precisa agir com muita rapidez, mas com cautela. Há que ser ágil visando a próxima temporada, que exigirá um grande equilíbrio financeiro, visto que o cofre do Sul da Ilha está à míngua. Há que se acautelar para evitar desperdícios em relação aos atletas e toda a estrutura do clube, que nada acrescentam no dia a dia do mais vezes campeão de Santa Catarina.

Importante que se definam os critérios que estabelecerão as mudanças no Sul da Ilha. O ano que encerra a gestão de João Nilson Zunino termina de forma melancólica, com o clube perdendo uma oportunidade de ouro de se colocar na elite do futebol brasileiro, onde teria um orçamento capaz de facilitar suas negociações do em todas as esferas.

É preciso critérios claros. O próximo ano não permitirá que se repitam as mesmas falhas.


NO ELENCO
Na sexta-feira, publiquei uma relação de 15 jogadores, que estão com seus contratos vencendo no próximo mês. Terminado o contrato, vida que segue para clube e atletas, ainda que tenha sugerido a renovação com Otávio e Higor.

Hoje, segue uma relação com outros 17 jogadores, que ainda possuem contrato com o Avaí para a próxima temporada. Confira:

Goleiros: Diego, Vitor e Aleks;
Laterais: Gustavo, Alex Reinaldo e Arlan;
Zagueiro: Egon;
Volantes: Eduardo Costa e Marrone;
Meias: Elivelton, Luciano, Diego Jardel, Marquinhos e Cléber Santana;
Atacantes: Betinho, Beto e Tauã.

Como se pode perceber, o Leão teria uma boa base para começar a temporada de 2014. Porém, face aos últimos acontecimentos, há que se questionar: quantos desses 17 jogadores tem real interesse em permanecer no Avaí Futebol Clube?


OUTRA VEZ BRUNO MAIA
Na Bom dia, Azurras! de ontem, não poupei críticas ao zagueiro Bruno Maia, que falhou grotescamente no gol que deu a vitória ao ABC. No outro sábado, na partida contra o América-RN, disse que ele havia sido regular, mas sem jogar aquele futebol quando de sua chegada, tendo que aguentar a ira da torcida avaiana após vários lances em que errou, principalmente dos torcedores que estavam no setor D.

Meu amigo Jaison Eduardo Pereira, esclareceu as vaias: após ouvir reclamação de um torcedor, o zagueiro virou-se para a torcida e proferiu um palavrão, mandando o torcedor tomar suco de caju...

Para um jogador que "sente muito" quando o estádio está com 17 mil torcedores, palavras do técnico Hemerson Maria, que indicou sua contratação, e sem o equilíbrio necessário para ouvir o que vem das arquibancadas, é preciso revisar a intenção do clube em renovar com o atual camisa 4...


PARABÉNS, ARLAN!
Foto: Divulgação/AV Assessoria de Imprensa
Depois de quase seis meses de tratamento intensivo, o lateral direito Arlan, do Avaí, vai voltando a sua rotina de treinamento, após sofrer uma ruptura no ligamento cruzado e também no menisco do joelho esquerdo.

Para quem viu o Leão se arrastar pelo lado direito do campo, com outros dois laterais que não conseguiram se firmar e um jogador improvisado, sabe bem a falta que o futebol de Arlan fez ao time comandado por HM.

Hoje, dia 25 de novembro, Arlan Monteiro Leocadio, mineiro de Nanuque, está completando seus 27 anos de vida. Além de nosso fraternal abraço e dos cumprimentos pela data festiva, desejamos plena recuperação ao lateral Arlan!


ENTREVISTA COLETIVA E LANÇAMENTO DE LIVRO
Foto: Divulgação/AV Assessoria  de Imprensa
O Hotel Majestic será  palco de um evento interessante nesta segunda-feira. Às 11 horas, os ex-jogadores do Avaí, lateral esquerdo Orivaldo e o atacante Lica, além de Oderban, do Santos, concedem uma entrevista coletiva,  eles que participaram da partida histórica entre Avaí e Santos, em 15 de agosto de 1972, único jogo de Pelé em Florianópolis, que acabou virando livro nas mãos de Polidoro Júnior.

À noite, às 20 horas, haverá o lançamento do livro Um jogo inesquecível, de Polidoro Júnior, no mesmo hotel.

Na época com meus 11 anos, lembro perfeitamente daquele jogo, que movimentou a cidade, ainda não acostumada com grandes jogos e com as equipes do eixo Rio-São Paulo.


RESSACADA, A CASA DO AVAÍ!

Saudações AvAiAnAs!

16 Comentários:

Anônimo disse...

Vergonheira, André! Acho que já está se tornando de conhecimento geral que nosso time (em particular nossos "ídolos") pararam de acertar depois de um desentendimento quanto a premiação de fim de ano.

Queriam uma grana, o clube juntou a grana, e os sem-vergonhas pediram mais... É pra dar uma "camaçada de pau" e mandar embora, principalmente aqueles que jogam e se dizem avaianos. Na hora H, fizeram a MAIOR SACANAGEM que eu já vi no futebol profissional. Como é que um time que era o líder do returno perde 6 partidas seguidas, principalmente contra os adversários que pegamos?

Detalhe: ressucitamos o rival!

Anônimo disse...

Vejo que muita gente votou na chapa 1 e agora está reclamando da diretoria, gerente de futebol, jogadores e por aí vai. Concordo que precisam cobrar, afinal, depositaram confiança na situação e mais do que nunca as conquistas dentro e fora de campo se tornam primordiais para não virarem chacota. Não seria mais fácil buscar uma alternativa ao que está sendo proposto por esta diretoria há 12 anos? Dizem que o Avaí é viável, mas segundo a última nota do Roberto Alves, a dívida chegou ao patamar de 43 milhões, número absurdamente elevado para um clube do nosso porte. Parabéns a todos que aprovam a "continuidade", teremos mais coisas do tipo nos próximos 4 anos. Espero errar no palpite, mas não vejo possível melhorias no Conselho, e na gestão financeira e do futebol com estas pessoas a frente do maior de SC. Sigam o exemplo da Chapecoense que subiu com uma folha reduzida, vai construir um Centro de Treinamento e está quase sem dívida. O Criciúma também deve menos de 8 milhões, investe bastante nas categorias de base. Acorda Avaí, se continuar nesse ritmo corremos o risco de em breve ficar devendo mais do que 2 meses de salário, cadê a ISO 9001 e excelência em administração?

Yuri Costa Pinheiro

Anônimo disse...

Pior disso tudo é ter que engolir o nosso treinador babando ovos pro figayrense, ou seja atestando o seu estado de incompetência, pois seis derrotas seguidas com tanta teimosia e arrogância não se pode achar que ele não tem culpa. Aos que vão criticar a arrogância ... Bruno maia neles.

Murilo Moreira

Kk De Paula disse...

Esperando a 'limpeza' no departamento de futebol. Ao menos aqui, nesse departamento.

Guilherme P. Flemming disse...

PQP esta série B se transformou na hora do Pesadelo!!!!!! Se fosse eu ano que vem faria de tudo para segurar o CS88, mesmo se for necessário a dispensa de alguns "avaianos" do elenco.
2014 promete ser um ano muito dificil...

Luís disse...

Ué! Mas não está tudo tão bom, tão maravilhoso, que seja fundamental a continuidade?!?!
Renovação com Higor e Otávio??? Só pode ser sacanagem. Aproveitem e renovem também com o Julio Rondineli e tragam o Narciso para ser o treinador. Piada!
Ninguém consegue explicar o que aconteceu depois do jogo contra o Bragantino??? Só pode ser sacanagem. Aconteceu o óbvio! O que aconteceu já tinha acontecido lá em Fortaleza anos atrás! E assim como lá a espetacular Diretoria não soube lidar com a situação, aqui também não soube. Só que enquanto lá o Presidente quis dar uma de engraçadão e foi cozinhar para os jogadores, aqui o Presidente Interino saiu de férias. Maravilha! Exemplo de gestão! ISO 9001 neles!
Interessante como as pessoas só conseguem entender o que lhes é conveniente entender.
Só nos resta torcer para o Bragantino jogar água no chopp deles (o que, particularmente, não acredito).
Saudações Azurras!

Juliano - João Paulo disse...

André, pelos jogadores com contrato em vigência para 2014, os únicos que eu dispensaria dali são o Alex Reinaldo e o Beto, não que todos os outros seriam bons jogadores, mas dispensar jogador hoje com contrato em vigência tem que pagar, e depois gastar para trazer outros...minha opinião, contrata 5 ou 6 jogadores ESCOLHIDOS A DEDO, e completa com jogadores da base. Agora, vou te dizer uma coisa muito simples: quanto for contratar um centro avante, faz pelo menos um levantamento, quantas partidas jogou e quantos gols fez, se for um cara que não fez pelo menos 15 gols a temporada inteira, e não jogou no mínimo 30 partidas, nem traz, bota um guri da base, e se não tiver nenhum, então, fecha a base e manda os meninos estudarem...falo isso porque guentar Roberson, Beto e cia ltda é dose, se apenas esse critério fosse utilizado, desafio a você ver quanto dinheiro o Avai teria economizado nos últimos anos...e usei esses critérios para centro avante, para lateral, zagueiro, volante, cada posição com seus critérios ( desarmes, número de faltas, expulsões, contusões, etc...) , com a Internet hoje tá tudo mastigado, ou a Chapecoense " adivinha " o desempenho futuro dos seus jogadores?? Abraços, Juliano - João Paulo

André Tarnowsky Filho disse...

Marcos RS,

Não creio que tenha sido apenas a questão da premiação e salários atrasados. Cedo ou tarde, a verdade vai aparecer. Por enquanto, ficamos apenas nas especulações...

Abraço!

sergio araujo disse...

Com quase 3 meses de atraso nos salarios funcionarios do Avai cruzam os braços e pedem respeito dos dirigentes.
O periodo nebuloso está apenas começando.....

Anônimo disse...

André, dá uma espiadinha nom meu comentário do Bom dia Azurras, de domingo. Abraços

Marcos Aurélio

André Tarnowsky Filho disse...

Marcos Aurélio,

Li e estou atrás da confirmação. Envia teu telefone para contato@andretarnowsky.com.br.

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Yuri CP,

Num primeiro momento, até posso concordar com o que chamas de alternativa. Porém, te questiono: era, efetivamente, uma nova alternativa, ou não passou de uma opção ausente durante 12 anos? Onde estavam?

Quanto a informação do RA, até o Cláudio Vicente, da chapa oposicionista, disse que o AFC é viável. Portanto, nem vou me alongar...

Não há dúvidas de que muitas coisas precisam ser melhoradas no clube, mas está muito longe de ser essa tragédia desenhada por uns tantos...

Valeu pelas ponderações em tuas colocações!

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Murilo Moreira,

Na verdade, HM foi engolido por alguns medalhões e ficou sem respaldo do departamento de futebol. Ele não errou sozinho...

André Tarnowsky Filho disse...

Kk,

Se não houver uma renovação no departamento de futebol, estaremos fadados ao fracasso em 2014 outra vez. Nem Gomes, nem Rondinelli! Acabou o ciclo...

André Tarnowsky Filho disse...

Gui,

Assino contigo. Creio que foi o único que demonstrou um pouco mais de profissionalismo.

André Tarnowsky Filho disse...

Sérgio Araújo,

Na BDA de amanhã, dou uma notícia um pouco diferente do que saiu do microfone da CBN...

Mas não há dúvidas de que teremos um ano complicado, tanto no cofre, quanto no campo...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo