quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Arena única: pra que e pra quem?

Foto: Arquivo/Avaí FC
Não há como negar que o presidente do Avaí, João Nilson Zunino, assim como o "doladelá", Wilfredo Brillinger, são empresários de sucesso. Ambos em seus negócios particulares, comandam diversas empresas. Se alguém pensa que o negócio de Zunino é apenas o laboratório Santa Luzia, e que o de Brillinger é a Prosul, está redondamente enganado...

Como comentei na Bom dia, Azurras! de hoje, a rede de comunicação gaúcha que atua por aqui, lançou na noite de ontem um projeto que tem como objetivo apoiar a ascensão da dupla da Capital à elite do futebol brasileiro por meio de ações de incentivo ás torcidas. No entanto, pagar um preço justo pela transmissão do Campeonato Catarinense, ou até mesmo transmitir um jogo do Avaí direto de Chapecó, nem pensar...

Antes de entrar no mérito da Arena única para a dupla da Capital, único assunto que se salvou na noite de ontem na sede da empresa gaúcha, gostaria de ver o projeto inicial, ou o segundo, ou o terceiro, ou o quarto, de ampliação da nossa Ressacada, o mais belo e confortável de Santa Catarina.

Falar em estádio novo, reformado, ou em Arena, e principalmente Arena única para a dupla da Capital, é desviar a atenção de assuntos que efetivamente interessam aos clubes e aos torcedores. Verdade seja dita, ainda que esteja figurando entre os integrantes do G4, ninguém acredita que o "doladelá" tenha fôlego para seguir nesse ritmo. De nossa parte, por mais que se tenha contratado estrelas de primeira grandeza, recém saímos da zona da degola...

Essa Arena única é história antiga, nem tanto quanto o rascunho da bíblia, mas não tem nada de novo. Além de ser prato requentado, a média de público dos dois clubes da Capital não alimenta esperança de melhoras tão cedo. Para se ter uma ideia, basta ver o jogo decisivo pela Copa do Brasil, quando o "doladelá" enfrentou o time da Estrela Solitária. Quantas testemunhas estavam presentes?

Uma Arena única implicaria no surgimento de mais uma empresa que pudesse gerenciá-la, visto que não seria nem de Avaí nem "doladelá". Talvez essa seja a visão empresarial de Zunino e Brillinger para estarem abraçados nessa ideia: uma empresa a mais, nunca é demais...

Sem me alongar no assunto, creio que levantaram essa hipótese para ressuscitar o natimorto projeto da rede gaúcha de comunicação, "Todos na Série A". Como bem perguntou meu amigo Spyros Apóstolo Diamantaras, será que se o Avaí estivesse na frente "doladelá" na Série B, eles fariam essa campanha?

Enquanto Zunino e Brillinger se fecharem em copas sobre esse assunto de Arena única, não há como tratá-los apenas como uma visão de empresários para negócios. Dos dois!

O torcedor avaiano, entre os quais me incluo, gostaria, quando muito, de ver a Ressacada concluída, e cheia de torcedores novamente, visto que já estaria muito bom para o nosso tamanho. Além disso, quem sabe um novo centro de treinamento, construído em terreno do próprio clube, evidentemente...

14 Comentários:

Anônimo disse...

|André,

Tivemos o dinheiro, vivínho, para comprarmos aquele terreno ao lado do nosso CT que hj é do correios, se não me engano. O dinheiro foi usado para ressarcir o laboratório de despesas mal feitas antecipadas. Em resumo, foi pro bolso do presidente. Poderíamos com aquele adendo, sim ter um belo CT.Esse "desvio" foi feito contra decisão do conselho, que como sempre, quedou-se inerte contra a decisão. Meu protesto, como de outros, está lá consignado em ata e vc tem ela. Cada vez que vejo uma conversa dessa, me arrepio.
Flávio Félix

encontrequasetudoaqui.blogspot.com disse...

A História do Avaí se reduz a 2 estádios, Adolfo e Ressacada, e só.
Eu não tive o privilégio de ver o saldoso campo da liga (Adolfo), mas hoje tenho prazer de frequentar a Ressacada, palco de tantas alegrias.
Com bem disse, hoje, as torcidas já não vão aos estádios por n coisas. Agora fazer uma "arena única"? E o que fazer com a Ressacada? e o Remendão? Talvez um vire um Laboratório de Referência e o outro, uma grande empresa de Engenharia. Esta arena seria onde? Na Ilha? No Continente? Acho que deveria ser ao lado da ponte Hercílio Luz, com entradas pelo continente e pela Ilha, quem sabe?
Os 2 times já estão muito mal financeiramente, já não empolgam seus torcedores, ao invés de fazer essa parceria com o governo do estado para a construção de uma nova arena, por que não pega metade deste dinheiro e investe nos times e suas acomodações já existentes? Só o que falta a dizer agora é que depois da Arena construída, os dois times se tornarão apenas um!!
Chega né. O Zunino que vá tomar conta dos empreendimentos dele e esqueça o Avaí. Não acabe com a História do mais vezes campeão do estado. Sem contar que corremos o risco de ficar sem o nosso parque de diversões.

Sérgio disse...

Pra mim por hora basta que o time comece a jogar direito e a ganhar, o resto tudo se resolve.

Fábio disse...

Fala, André!
Sou bem simplista para esse assunto:
Não chegamos a 4 mil torcedores (sendo otimista), nos jogos da Ressacada.
Com a duplicação da via de acesso o nosso estádio ficará com mais uma facilidade, ou "seJI", não será pelo transito que deixarão ou deixaremos de comparecer aos jogos.
A Ressacada possui conforto e preços acessíveis, ao meu entender, para atender as necessidades dos torcedores.

André, não são os preços, o horário ou a marca da camisa que aumentará o número de sócios/torcedores.
Nossa torcida é chata e exigente ao extremo, e aliado a isso, o time não vem fazendo uma boa campanha.

Se o Governo investir para que a população tenha um grande centro esportivo com campo, ginásio, pistas de atletismo, piscina, pista para esquiar, futebol de areia...., tudo bem, os clubes poderiam levar "alguns" jogos na tal Arena. Mas já antecipo que sou extremamente contra isso, já que a população tem zilhões de necessidades maiores do que a construção de um estádio com status de Arena.
Vou trabalhar pq isso me cheira a mais uma ideia de jerico (fazia tempo que não lembrava dessa expressão), com divulgação apoiada/difundida pelos tchês.

Tô fLora

Unknown disse...

André,
Não pude participar por causa da idade e tal, por ser muito novo na época, mas antigamente os dois times não jogavam no mesmo campo? O que aconteceu? O tipo de torcedor mudou? Por que tanta rivalidade a ponto de 2 times não poderem dividir o mesmo estádio?

André Tarnowsky Filho disse...

Flávio Félix,

Sim, tenho essa ata. Aliás, em determinada oportunidade, o Zunino, em conversa que teve comigo em dezembro de 2007, disse que fez a proposta para alguns amigos e ele comprarem o terreno. Curioso, não?

Sobre o assunto, creio que o texto espelhe com clareza o que penso. Efetivamente, é de arrepiar!

André Tarnowsky Filho disse...

Thiago TL,

Justamente por estar sendo muito mal conduzido, imagino que esse assunto morra na casca. Porém, é inegável que existem alguns empresários da cidade querendo investir nisso. São os mesmos que estão no comando do CentroSul...

André Tarnowsky Filho disse...

Sérgio,

Concordo apenas com a primeira parte da tua colocação. Sobre a arena, não acredito que se resolva tão facilmente...

André Tarnowsky Filho disse...

Flora,

Essas colocações feitas pelo amigo merece virar uma postagem...

Também estou 'fLora' desse papo!

André Tarnowsky Filho disse...

Caro Anônimo,

Boa colocação. Diferente de ti, tive a oportunidade de frequentar o Adolfo Konder inúmeras vezes. Talvez por isso goste tantode futebol...

Primeiro, são épocas distintas, e atualmente, clubes com patrimônio distintos. Depois que o FFC ganhou o terreno do O.Scarpelli, só jogava no Estreito e o AFC no A.Konder, e depois Ressacada.

No caso em tela, o torcedor não é o foco, mas sim a tal arena, que não seria de um nem de outro, mas de uma nova empresa, que surgiria do nada...

Como podes ver, não estou levando em consideração
aqui qualquer tipo de rivalidade, mas patrimonial. Gostaria de ver a Ressacada concluída, ter um lugar para chamar de "meu", não um espaço multi eventos, sem a nossa cara...

Se fizermos investimentos certos, sem jogar din-din pela janela, como tem acontecido, o AFC poderia estar um com belo patrimônio, sendo dono de seu próprio espaço.

Anônimo disse...

Quem estaria de olho no terreno da ressacada... Esse pessoal nao aprende. querem vender o que nao eh seu. Nao teriam uma geladeira, fusca 63, ou sofa velho para vender...

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

Creio que precisas te informar melhor...

Sérgio disse...

André, não inclui a arena no resto, pois já temos a nossa, apenas quis dizer que se a intenção é resolver com a areno o problema do dinheiro como uma bela campanha se resolve o problema de sócios, patrocinadores e estádio vazio.

Unknown disse...

Se formos analisar a estrutura dos estádios, todos os dois estão ultrapassados. Marcelo Amante

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo