segunda-feira, 20 de maio de 2013

RICARDINHO COM A PALAVRA, by Roberto Costa

Foto: Jamira Furlani
Uma das formas de mau jornalismo é o jornalismo conspirativo, aquele que se vale de coisas infundadas, de balões de ensaio, de coisas criadas na própria mente do jornalista, sem fundamento em fatos reais, para buscar algum propósito normalmente não elogiável, visando prejudicar alguém e por consequência favorecer a outrem.

Nesses casos é comum o jornalista não identificar fontes, então as expressões mais usadas são: "Alguém teria dito", " transpirou a notícia", " A manicure da mulher do jogador tal teria dito", etc

São situações que primam pela subjetividade. É comum que a notícia sem identificação da procedência só excepcionalmente possa ser verídica. Os desavisados costumam levar a sério, mas normalmente deve-se encarar com muitas ressalvas manifestações desse tipo.

O nosso manjado  Bob Vasel, no DC de sábado, 18/03, referiu que segundo "uma informação saída do vestiário da Ressacada"  Ricardinho disse aos jogadores que iria colocar o cargo à disposição, e que teria arrematado: "Se aceitarem. vou embora. Caso contrário, muita gente não ficará para o Brasileiro."

A informação do aluguete, sem fonte definida, tem tudo para ser uma intervenção dessas que apontamos, uma tentativa ( mais uma ) de contaminar o ambiente na Ressacada. O que pretende, parece, é insinuar a existência de problemas que Ricardinho teria de resolver junto ao grupo.

Acho que a situação requer tratamento, não é coisa que se deixe passar em brancas nuvens. Se a nota publicada prima por ser inverídica, cabe a Ricardinho vir a público e desmentir. Se a nota publicada por acaso tenha fundamento, as providências devem ser imediatas.

Diante da atuação pífia do time no jogo contra o América, a gente fica mesmo com uma pulga atrás da orelha. Olhos crescidos dentro do grupo, sobre uma fatia dos quatrocentos mil que o Clube receberia em caso de vitória? Corpo mole de alguns diante da negativa? É um roteiro de filme, já comum, nas melhores casas de espetáculo do futebol brasileiro. A palavra fica com Ricardinho.

* Roberto Costa é associado do Avaí Futebol Clube

7 Comentários:

Sergio Nativo disse...

Nao acredito em tudo que dizem, mas busco logica no que é dito por qualquer um, mesmo partindo de quem nao tem credibilidade é sempre bom analisar cada detalhe. "Olhos crescidos dentro do grupo, sobre uma fatia dos quatrocentos mil que o Clube receberia em caso de vitória? Corpo mole de alguns diante da negativa?" Acrescente: salarios atrasados ? Hoje em dia jogador de futebol esta mais descreditado do que politico.

Eu também vou falar disse...

Não concordo com esta ideia de que o Avaí tem obrigação de responder tudo que sai na imprensa. É claro que de cada 10 intrigas é provável que pelo menos uma seja verdade, mas não sou daqueles que acha que quem cala consente.

Se para cada balão da croniqueta o Avaí tiver que provar o contrário, vai ficar refém das maluquices inventadas por gente que não tem competência para comentar futebol.

Por acaso a torcida cobra dos alegres moços da imprensa quando eles dão uma notícia furada? Acho que não. Então também acho que não tem que ficar cobrando esta postura do Avaí.

Sou a favor de duas outras frases:

Os cães ladram e a caravana passa.

Roupa suja se lava em casa.

Abraços

Paulinho

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Concordo com o Paulinho. Ficar refém da imprensa a cada barrigada que dão não é o melhor caminho. E torcedor de futebol que é crescido, vacinado, dono do CPF e com o título de eleitor em dia tem mais é que filtrar essas coisas e reconhecer as artimanhas de nossa imprensa.
Chega de dar platéia para eles. Mudem de canal. É exatamente o que eles querem, criar factóides e vender jornal.

Anônimo disse...

PAULINHO, te liga, a questão é o fato em si, e não a versão do aluguete. Não levantei a questão pro Avaí dar resposta pra ninguém, mas para o Avaí apurar, verificar o que realmente acontece, caso o Ricardinho tenha mesmo dito aquelas palavras. E caso tenha dito, é porque tem gente complicando o ambiente. R. Costa

Anônimo disse...

AGUIAR, OU NÃO SABES LER, OU É A TUA TRADICIONAL PUXADA NO SACO DO "ÔME."
ACHO QUE É ISSO, POIS 90% DO QUE ESCREVES É ISSO.
TÔ ME LIXANDO PRO PAPO DO VASEL, MAS O QUE FOI DITO TINHA DE SER APURADO, E FOI POR ISSO QUE ESCREVI. - Roberto Costa

Anônimo disse...

PÔ, o Aguiar criou até uma fazenda não sei que do boi não lambe, toda em cima dos carss da RBS, e vem alegar que estão dando platéia pra eles? Pensa um pouquinho, Aguiar.
Mauricio Avaiano.

Eu também vou falar disse...

Roberto Costa
Eu não sou tomada para ser ligado. Se não sabes ler argumentos contrários ao teu, não faça postagem.
Paulinho

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo