sexta-feira, 3 de maio de 2013

O inconformismo das bocas alugadas

Foto: Jamira Furlani
Se tem algo desagradável, que detesto, é o pensamento provinciano e tendencioso das bocas alugadas. E olha que não tenho nada contra províncias, que tem coisas ótimas e são extremamente acolhedoras. Porém, limitar o pensamento às coisas da província, sobre o que ocorre em dois ou três quarteirões, sem nada de diferente, fica complicado...

Quando digo que alguns "especialistas" são verdadeiras "bocas alugadas", alguns passam a olhar o blog de forma estranha, inclusive com outros se preocupando em poupar ou defender aqueles que se utilizam do microfone para defender suas teses furadas, ainda que agridam os interesses dos clubes, principalmente no que concerne ao Avaí...

Os tais "especialistas" podem se valer de todo o tipo de argumentação, até mesmo fundamentar suas informações sobre o que se falou no salão da manicure, ou que "um amigo de um amigo meu disse", "o que se afirma, mas eu não garanto"... E dá-lhe a jogar conversa fora no ar...

Porém, o que vem acontecendo essa semana é uma demonstração inequívoca de querer diminuir a torcida avaiana, coisa típica de um boca alugada qualquer. Mesmo que o referido boca alugada venha com seu diploma de jornalista e de um centro maior, ficou acostumado às benesses de um cantinho qualquer, com carne e gelada, e em função disso, esqueceu dos ensinamentos básicos do bom jornalismo, da ética, da verdade, da imparcialidade...

No início da semana, como sempre deixa rastros, cantei a pedra que o cretino faria uma comparação entre públicos nos dois estádios da Capital.  Como era de se imaginar, por ser de caráter duvidoso, por sua venalidade, omitiu por completo a informação que o jogo do Leão teve transmissão pela televisão aberta...

Evidentemente, tal informação não poderia transpirar em sua chula comparação. Afinal, onde se garante o pão, não pode merecer críticas. E quem, em sã consciência, se atreveria a dizer que a transmissão da televisão aberta para a praça do jogo rouba público dos estádios?

Agora, no melhor estilo provinciano, o destemperado e inconsistente boca alugada enche a bola das torcidas do interior, que segundo suas teorias, devem fazer públicos maiores que os da Capital no último fim de semana...

É claro que não é bem assim. Porém, é mais fácil dizer que a torcida azurra não comparece ao estádio do que tocar na ferida, que é a transmissão pela televisão aberta. E nem mesmo criticar o "fim de feira" ocorrido no Estreito no sábado pode ser comentado. Afinal, ele presenciou direitinho, sem piscar, o que aconteceu naquele canto pequeno de São José...

Verdade seja dita, eles não se conformam com a reação do Leão e o show contagiante da maior e mais apaixonada torcida de Santa Catarina...

21 Comentários:

Anônimo disse...

André, o dito sujeito omite, questiona, ou desdenha qualquer pesquisa em que o AVAI leva vantagem sobre o time que ele adotou quando chegou por aqui. Sempre malicioso nas argumentações.

Sempre será o eterno interino. Capacho!

Silvio;

Unknown disse...

Só prá lembrar uma coisa que não teve muita repercussão, o que comprova que a torcida do Avaí dá pouca audiência para eles. Quando saiu o resultado de uma pesquisa apontando o Avaí com 2,4 % da preferência dos torcedores, logo quiseram por em dúvida dizendo que seria impossível nosso clube ter o mesmo percentual do Coritiba. Só que não estranharam que a torcida pelo Figueirense vinha logo atrás,claro, com 2,2%. Então aí seria possível o Figueirense estar quase no mesmo patamar do Coritiba? Eles não sabem nem disfarçar. Digo eles porque mais do que um blogueiro daquela emissora publicou a "estranheza

Anônimo disse...

A gente já deveria estar acostumado com o que fazem os Bocas Alugadas há muito tempo, em relação ao Avai.
O problema é que o Zunino, corretamente, não entra ne$$a de abastecer bolsos famintos e nem se dispõe a fazer terrorismo em churrascaria.
Mesmo assim, contra tudo e contra todos, mídia, federeca, TJD, Amorins e etc., a gente ainda ganhou três canecos nos últimos quatro anos, e isto é sinal de que essas tentativas de criar problemas, para o mais querido, não têm dado o resultado esperado por eles.
Os cães ladram e a caravana passa.
Bighal.

Fábio Feijão disse...

André,

É o Castiel? Cita o nome cara. Jornalista não morde. Se dão pitaco em jogadores, porque não aceitarem pitacos? Não tenha medo. E além disso dá corpo ao teu protesto.

Alguns exemplos, pra servir de inspiração. Hehe

http://www.devirada.com.br/2013/05/castiel-o-gaucho-que-adora-capital.html

http://www.devirada.com.br/2013/04/um-prato-cheio-para-o-castiel.html

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Fábio "feijão" Trieveiler,

Creio que devas estar me confundindo com alguém para levantar a hipótese de que tenho medo...

Ainda que considere muito o teu blog, que faço questão de acompanhar todos os dias, a inspiração do deste blog tem sentimento próprio.

Sobre a identificar o Castiel ou não, não vejo toda essa necessidade que colocas. Assim como não venho covardia em chamar um de candinha e outro de galo corrido...

E já que colocas exemplos inspirativos, deixo aqui um, inteligente e sutil, sem medo de qualquer mordida: http://forcaazurra.blogspot.com.br/2011/09/mais-uma-da-granja.html

Como podes perceber, nem sempre precisamos identificar quem são as figuras...

Abraço!

Evandro disse...

O engraçado que as vezes até parece que é “cisma” nossa de torcedor por ter a certeza que as coisas do nosso Avaí são sempre depreciadas, diminuídas em função de exaltar outro time.
Também pode até parecer uma “teoria da conspiração”, mas como o nosso Avaí é sinônimo de manezinho, açoriano… enfim, representa toda a cultura local e histórica da nossa cidade e porque não dizer do Estado de SC; dá a impressão que a qualquer custo tem que diminuir/acabar essa referência, assim como já fizeram com a farra do boi – sadia e inocente, deixo claro.
Então, a hora que “eles” conseguirem acabar com essa referência “Avaí=manezinho catarinense”, fica mais fácil impor sua cultura. Sempre foi assim e sempre será na história da humanidade: deseja dominar uma povo? Primeiro acabe com sua identificação cultura. Um grande abraço!

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Evandro Reis deu uma contribuição muito boa sobre isso, lá no Portal, onde repercuti o texto, que é a situação apontada por todos aqueles que se preocupam com nossa cultura:

"Sábias palavras!
O engraçado que as vezes até parece que é “cisma” nossa de torcedor por ter a certeza que as coisas do nosso Avaí são sempre depreciadas, diminuídas em função de exaltar outro time.
Também pode até parecer uma “teoria da conspiração”, mas como o nosso Avaí é sinônimo de manezinho, açoriano… enfim, representa toda a cultura local e histórica da nossa cidade e porque não dizer do Estado de SC; dá a impressão que a qualquer custo tem que diminuir/acabar essa referência, assim como já fizeram com a farra do boi – sadia e inocente, deixo claro.
Então, a hora que “eles” conseguirem acabar com essa referência “Avaí=manezinho catarinense”, fica mais fácil impor sua cultura. Sempre foi assim e sempre será na história da humanidade: deseja dominar uma povo? Primeiro acabe com sua identificação cultura. Um grande abraço!"
Dá uma tese de Antropologia, porque a coisa é séria."

Ah se tivéssemos uma blogosfera constituida por gente que pensa e não apenas por quem defende a rede famosa.

Unknown disse...

Perfeito Evandro. Dexti um banho mo quirido !
A maior desgraca que aconteceu com Santa Catarina, foi ter sido mapeada bem al lado do RS !
Puta azar dus diabus....e como eu sempre digo:
O que falta em Floripa é uma "Da Hui" !! Grupo de locais nas ilhas do Hawaii, que defendem a cultura local contra qualquer um que "queira" tentar modifica-la ou humilha-la.
Até o nome nos agrada: HAWAII.
O caras cantam o hino do RS encima do nacional em nossos estadios e na nossa cara. Colocam adornos com as cores do RS, na estatua de Floriano Peixoto, na saida da ponte Hercilio Luz e pasmem, bem no dia do aniversario de Floripa. Em muitos locais do país, somos chamados de gauchos !
Sinceramente....sobre isso o manezinho deveria levar mais a serio, pois se ninguem ainda notou eles já estao tomando conta e implantando sua cultura.....e me perdoem, mas ser chamado de gaucho é foda !!
Eu nao respeito, quem nao me respeita !!

Marcelo Alves

Anônimo disse...

Meus amigos, se as loucas tão esperneando é porque tão muito preocupadas.
Olha pessoal, no meu trabalho tenho muito contato com pessoas de outros centros de SC e do Brasil. Daí falando de futebol me perguntam de onde sou? Quando digo ser de Floripa logo me associam ao Avaí.
Eles dizem que quando falam de Florianópolis, lhes vem a mente a Ilha, e o meu modo de falar arrastado, me denuncia como um Avaí.
Vamos fazer o quê?
Se Florianópolis é igual a Mané e igual ao Avaí.
RBS mofas com o pomba na balaia.
Avaí, meu Avaí.
Lelo.

Anônimo disse...

André desculpa mas vc não respondeu ao Feijão. Pq vc tem medo ou o que vc teme? Citar o nome daqueles que vc critica dá credibilidade para a sua opinião e o inverso tb é verdadeiro. Não aparente covardia, à menos que vc não tenha convicção de seus protestos. Não me leve a mal pois é uma opinião de quem não te conhece mas que te lê diariamente. Jonatas Mello

André Tarnowsky Filho disse...

Jonatas mello,

Não entendo dessa forma. Creio que respondi, sim.

Além do mais, onde tu e o Feijão estão vendo covardia? Há que se entender o sentido não explícito do que está colocado no texto e que dele se depreende.

E com todo respeito ao que colocas, o exemplo de "inspiração" dado pelo Feijão, aquele que fala de um prato cheio, serve mais para dar audiência ao gaúcho do que para criticá-lo.

Sobre a minha convicção, trilho o mesmo caminho que teve o saudoso Tullo Cavallazzi quando escreveu para o HSC, a quem tive a honra de substituir. Pelo mesmo motivo, pela mesma convicção, fui colocado para fora do jornal.

Aliás, creio mesmo que convicção é o que está faltando para uma série de blogueiros, deslumbrados pela amizade com "especialistas" da rede gaúcha...

No meu currículo, está escrito que nunca, em momento algum, tomei cervejinhas com eles, nem na época do jornal.

Portanto, se me permites, sigo com minha convicção.

Abraço!


Paulo disse...

Gostei da resposta !!!
"Aliás, creio mesmo que convicção é o que está faltando para uma série de blogueiros, deslumbrados pela amizade com "especialistas" da rede gaúcha...

No meu currículo, está escrito que nunca, em momento algum, tomei cervejinhas com eles, nem na época do jornal.

Portanto, se me permites, sigo com minha convicção."

jonatamm disse...

André...
Entro no seu blog no mínimo duas vezes por dia.
Acho a melhor fonte de informações do meu clube nas redes sociais.
Mas como concordar e descordar faz parte da democracia, penso que os nomes devem ser dados aos bois.
Mas entendo sua posição.
Continue com o seu excelente trabalho.
Abraços.
Jonata

André Tarnowsky Filho disse...

Jonatamm,

Agradeço a generosidade de tuas palavras, que certamente servirão de incentivo.

Justamente por tentar fazer deste blog um lugar democrático, é que procuro abrir espaço para todas as opiniões, independente de concordarem ou não comigo.

Agradeço tua compreensão e podes ter certeza, que dentro do possível, serei bastante claro nos textos.

Abraço!

Unknown disse...

A bola da vez, vinda do corinthiano da mesa, é provocar intriga entre Marquinhos e Cleber Santana. Já tinha dito que Cleber Santana só jogaria no Avaí para ser craque, de modo que jamais jogaria com Marquinhos... agora ensaia que ele foi o melhor jogador em SC nos últimos anos... fará tudo para constranger os dois, só para não dizer que estava errado :(

Anônimo disse...

Siga com sua convicção sem abrir mão de atitudes maduras. Me desculpe, mas criticar pessoas se valendo de psudônimos parece coisa de menino que furou o glacê e esconde o dedo para não sofrer castigo.

Não sei de que blogueiros vc está falando porque também não cita nomes, o que dificulta a comunicação. Sobre trilhar o mesmo caminho do Tullo acho que vcs tem estilos e motivações diferentes, começando pelo fato que ele dava nome e sobrenome aos bois.

Jonatas Mello

André Tarnowsky Filho disse...

Jonatas Mello,

Ao que parece, tu e o Feijão não acompanharam os "especialistas". Afinal, o termo candinha não surgiu nos blogs, apenas foi usado a partir do destempero de um certo comentarista, pelo visto, muito amigo de vocês...

Podes ter certeza de que maturidade e coragem não faltam a este blogueiro, por isso estou aqui todos os dias, ininterruptamente, desde 21 de julho de 2010, em carreira "solo"...

Sobre os blogueiros, que cada um faça sua parte. E volto a insistir: é preciso entender o sentido não explícito do que está colocado no texto e que dele se depreende.

És bem inteligente para isso...

Quanto a comparação com o Tullo, deverias prestar atenção no que coloquei: no meu currículo, está escrito que nunca, em momento algum, tomei cervejinhas com eles, nem na época do jornal.
Portanto, se me permites, sigo com minha convicção.

Abraço e bom fim de semana!

Fábio Feijão disse...

André,

Sobre o exemplo da granja, respeito seu gosto e sua indicação, mas na minha opinião, é sim covardia.

Usar pseudônimos, é se esconder. Dar tapa e esconder a mão. Morder e assoprar.

Como falei, minha opinião.

Abraços!

André Tarnowsky Filho disse...

Feijão,

Nem vou entrar nessa polêmica contigo. Ninguém se esconde nesse blog. Tens uma visão deturpada da coisa. EU SOU O RESPONSÁVEL POR ELE!

Outra coisa: como coloquei acima, o teu exemplo de "inspiração", aquele que fala de um prato cheio, serve mais para dar audiência ao gaúcho do que para criticá-lo. É exatamente o que ele quer.

Abraço!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo