quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ele é o cara

Foto: Avaí FC
Na semana passada, o colunista Roberto Alves escreveu em sua coluna no Diário Catarinense, do dia 17 de janeiro, em letras garrafais em uma de suas notas: "Zunino é o cara"...

E seu texto começava assim:

"Não é Eduardo Costa, Marquinhos, Cléber Santana (se for o caso) ou Julio Rondinelli. O cara do Avaí é João Nilson Zunino, cuja virada repentina coloca o Leão entre os favoritos de 2013..."

Na reunião do Conselho Deliberativo do Avaí Futebol Clube, ontem à noite, Zunino deu mais uma demonstração de sua força, de dono do clube: simplesmente, sem qualquer explicação, fez com que o presidente do CD, Nereu do Vale Pereira, invertesse a ordem dos assuntos que estavam para ser discutidos na pauta da reunião. O estatuto, razão maior da reunião, ficou para segundo plano...

Vergonhoso, mas com a conivência do professor Nereu, tudo é possível...

Mas independente da participação intempestiva do mandatário do clube, no final da reunião, o projeto de alteração no estatuto do Avaí entrou em discussão, e outra vez, o presidente do CD mostrou que está à serviço da diretoria executiva.

Nereu preparou um prato pronto, ou prepararam para que levasse para a reunião. Elaborou a portaria de número 001/2013, constituindo a Comissão Especial de Conselheiros e Associados para apreciação e condução da reforma do Estatuto Social. Esquecido esse presidente do CD...

A comissão que elaborou o estatuto foi formada ano passado pelos conselheiros Nilto Osvaldo Rodrigues, Adir José da Silva Júnior e Alexandre Evangelista. O projeto apresentado na reunião de 29 de março de 2012 é que deveria ser discutido, independente da participação maior ou menor desse ou daquele conselheiro. Esse era o caminho normal, o caminho legal a ser seguido pelo Conselho Deliberativo do Avaí. Porém, Nereu preferiu empurrar com a barriga outra vez, dando mais tempo para que a diretoria executiva montasse sua estratégia...

A criação dessa comissão especial não pode e nem deve ignorar o trabalho que foi apresentado pelo conselheiro Nilto Osvaldo Rodrigues, sob pena de manchar a história democrática do clube. Diga-se de passagem, o projeto apresentado em março do ano passado, contempla o associado com a eleição direta para presidente do clube, bem como o direito de participação em várias outras comissões. Aliás, Nereu nem pode ouvir falar em eleições diretas...

Espero que os ilustres componentes dessa comissão pensem um pouco mais nos associados do que meramente priorizem os negócios do mandatário do clube. Se do Avaí do Adolfo Konder para o da Ressacada há uma transformação assustadora, como afirmou o festejado colunista supracitado, há que se entender que o clube vem pagando caro por isso, basta verificar o excessivo número de ações trabalhistas, bem diferente daquelas "apenas duas", colocadas por João Nilson Zunino na noite de ontem...

Em tempo: a comissão especial é formada pelos conselheiros Alessandro Abreu, Edmundo Simone Neto, Nilto Osvaldo Rodrigues, Adir José da Silva Júnior, Francisco José Battistotti, Nilton João de Macedo Machado e pelo associado Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço.

7 Comentários:

Unknown disse...

Esse Nilton de João Macedo Machado não é o atual vice?
Pois bem, muito interessante!!!

Kk De Paula disse...

lotada de nomes ligados a atual diretoria e outros que exercem função no Conselho. É apenas um associado. No texto oficial diz "associados". Assim, com 's'. Plural.

Luiz disse...

A política no Avaí é idêntica ầ política praticada na Venezuela.

Anônimo disse...

Eleição direta para presidente do clube, bem como o direito de participação em várias outras comissões, já!!!!!!!!! Quer o REI e seus vassalos queiram, quer não! O AVAÍ é dos AVAIANOS!

jonatamm disse...

Vou escrever aqui o que escrevi no blog da KK:
"Com todo respeito a opiniões divergentes.
O projeto apresentado pela comissão anterior não tinha a menor condição de ser analisado pelo Conselho.
Li diversas vezes o documento e verifiquei a existência de diversas incongruências. Os pontos chaves foram inseridos? Foram. De forma muito bem feita.
Mas o restante do documento precisa indiscutivelmente de melhor elaboração.
Lembrem-se, não se trata de uma alteração pontual do velho estatuto. Estamos fazendo um novo. E que servirá de base para todos os atos posteriores a sua publicação."

Obs.: Fui um dos que exigiram a marcação de data para o conselho deliberar sobre o estatuto. Gostaria que esse tema já tivesse sido encerrado e votado pela Assembléia Geral.
Mas infelizmente, na minha modesta opinião, e respeitando o trabalho do Sr. Nilto, não haveria como se debater o projeto sem antes fazer uma revisão de todo o material. Isso é fato.

Luiz disse...

Prezado jonatamm, respeito sua opinião mas discordo. O estatuto foi apresentado meados do ano passado, ja teve tempo mais do que suficiente para ser revisado. O que falta é vontade política. Estamos presenciando uma das mais evidentes ditaturas da história do futebol brasileiro, estão adiando a votação para garantir a eleição do vice, pois se fosse pra voto aberto, pederia perder. Se ele é tão bom assim, deixem os sócios votarem, estão com medo de que?
Abraços

jonatamm disse...

Luiz...
Talvez eu não tenha sido claro o suficiente. Acho que não estamos em desacordo nas nossas opiniões.
É óbvio que já houve tempo hábil para apresentação de emendas e para a revisão do projeto. É óbvio que o mesmo foi protelado para tentar garantir uma vitória nas eleições. É óbvio que se houvesse vontade política já teríamos o novo estatuto aprovado.
Entretanto, nenhuma dessas situações modifica o fato de que o projeto apresentado não tem a menor condição de ser levado para a Assembleia Geral. Infelizmente.
Faça um esforço e leia o projeto atentamente. Perca uma tarde em cima dele. Comparando-o com diversos outros estatutos.
Os pontos mais importantes foram feitos de forma correta. Sem dúvida o foram. Mas estamos diante de um documento com quase 100 artigos e que deve pautar toda a administração do clube. E na parte geral ele deixa muito a desejar.
Ou desistiamos de elaborar um novo estatuto e ficando somente com a alteração de pontos específicos, ou teriamos que, infelizmente, acatar a decisão da criação de uma nova comissão para revisão de todo trabalho.
Os motivos que levaram a isso todos sabemos.
Mas volto a dizer: não podemos, em nome da urgência, apresentar um projeto com inúmeras incongruências para a Assembleia Geral Votar.
Abraços

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo