terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Como Zunino vai cobrar o que investiu no clube?

Na semana passada, fiz uma postagem sobre uma pergunta que foi feita ao presidente do Avaí, João Nilson Zunino, se ele iria perdoar ou cobrar o que colocou de dinheiro dentro do clube. A resposta, como mencionei no "Muito trabalho para a Comissão Especial do CD", foi no sentido de que iria cobrar tudo o que colocou.

Correto!

Ocorre que, como tem mostrado a história do clube, todos os presidentes que colocaram dinheiro dentro do clube, de uma forma ou de outra, acabaram por receber o que lhes era devido. Alguns, no entanto, após deixarem seus cargos, buscaram os referidos ressarcimentos de uma maneira um tanto quanto traumática...

Como se sabe, Zunino colocou alguns milhões de reais à disposição do Avaí Futebol Clube. É bem verdade também, que boa parte desse dinheiro ajudou a "gastar" de forma indevida, quer por contratações que em nada acrescentaram ao clube, quer por ter feito contratos que beneficiaram mais a terceiros do que propriamente ao clube, ou até contratando estrelas de todos os brilhos e áreas, que nada trouxeram de proveitoso ao mais vezes campeão de Santa Catarina.

Sempre disse, e continuo afirmando, que essa conta de Zunino nunca vai fechar. Afinal, nela não deve estar incluída as negociações feitas por seu filho, Gabriel Zunino, através da Ilha Sports, que envolveu e envolve jogadores do clube.

Mas isso é assunto para um outro momento...

A questão agora é saber quanto, efetivamente, Zunino colocou dentro do clube, e quanto já recuperou. Evidentemente, o saldo é mais favorável para o mandatário do clube, que tem muito para receber. Descoberto esse saldo, vem a questão: como vai ser ressarcido?

Afinal de contas, pelo volume de dinheiro, é bem capaz que Zunino tenha para receber mais do que o orçamento do clube por alguns anos...

E insisto na pergunta: como vai ser ressarcido?

Alguns exemplos de anos atrás foram altamente prejudiciais aos cofres do clube. Após deixarem a presidência do clube, o campeão e saudoso Nilson "Pico" Fidelis, assim como Nilton Dionísio, recorreram à Justiça para receber do clube, através da penhora das rendas dos jogos...

Essa é uma questão que pode e deve ser discutida pelo Conselho Deliberativo do clube, para se proteger e equacionar de um pagamento que, certamente, será cobrado futuramente.

10 Comentários:

Ivan disse...

Deveria constar no regimento interno do clube que doações feitas por presidentes não devem ser ressarcidos...empresta por que quer!!!

jonatamm disse...

Ivan,
No novo estatuto consta um artigo com uma determinação parecida. Mais ou menos assim: Emprestou e não recuperou dentro do mandato, considera-se como doação.
Evidente que não terá validade retroativa...

Adenilson disse...

É claro todos os empréstimos estão documentados, certo? E com isso o conselho sabe exatamente quanto o Avaí FC deve para o senhor Zunino (pessoa física) ou para a empresa dele (pessoa jurídica), certo? Ou é tudo "no fio do bigode", "por baixo do pano", "caixa 2", etc?

Marcelo B. disse...

André,

pelo que vi no último balanço patrimonial do Avaí, o montante registrado no clube como dívida com o presidente é de aproximadamente R$ 8 milhões. Mas temos que aguardar o próximo balanço para saber ao certo. Não é nada impossível de pagar, desde que o clube suba para a primeira divisão passando a ter um orçamento de R$ 40 mi.

grande abraço,
Marcelo

Anônimo disse...

E o que gastei como sócio, será ressarcido? Não digam que era pra entrar no estádio, pois o Zunino também entrava, inclusive em lugar melhor que o meu.

Adriano Itavaí

André Tarnowsky Filho disse...

Ivan,

Como respondeu com conhecimento de causa o Jonatam, está no novo projeto. Também já escrevi sobre esse assunto. É uma maneira de respeitarmos o orçamento do clube.

André Tarnowsky Filho disse...

Jonatamm,

Valeu pela colaboração. É isso mesmo.

André Tarnowsky Filho disse...

Adenilson,

O que será pago ao Zunino é o que consta nos balanços anuais. Confesso que não sei qual é o montante.

André Tarnowsky Filho disse...

Marcelo BP,

Obrigado pelo esclarecimento. Realmente não tinha ideia desse montante. Como coloquei, o que não se pode é ficar sujeito a chuvas e trovoadas, como penhoras de renda para pagar presidente...

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Adriano Itavaí,

Em termos práticos, acho que fui bem claro no texto que escrevi, certo?

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo