quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Bom dia, Azurras!

Fechado!
Se ontem comecei a Bom dia, Azurras! comentando que as contratações do volante Eduardo Costa e do meia Marquinhos dependiam apenas de alguns detalhes, agora não falta mais nada: ambos estão contratados e em breve serão apresentados como jogadores do Leão para a temporada de 2013.

Pelo visto, nos dois casos, conforme havia comentado, o que aconteceu nos bastidores da Ressacada superou, e muito, aquela questão das especulações. A diretoria trabalhou rápido e fez as duas maiores contratações do futebol Catarinense para este ano.

Em nenhum outro clube, nem Joinville, Criciúma, Chapecoense ou "doladelá", conseguiu trazer jogadores com tanta qualidade, e diga-se de passagem, de qualidade inquestionável. O JEC, por exemplo, chegou a fazer festa por contratar Rafael, zagueiro que era reserva no Leão. O Tigre se desfez de seu melhor jogador e trouxe uma "penca" do Cruzeiro, que analisados pelo mineiro Rui Guimarães, da Rádio Guarujá, não tem nada de extraordinários. A Chapecoense quase manteve o time que subiu para a Série B, mas perdeu alguns valores. E o "doladelá", contratou muito, mas quantidade não significa qualidade...

O Avaí, com Eduardo Costa e Marquinhos, entra definitivamente na briga para conquistar o bicampeonato Catarinense. E ainda coremos o risco de ver Cléber Santana outra vez vestindo nosso manto sagrado...

É bom não duvidarem...


Ídolo e referência
Foto: Ricardo Duarte
Creio que falar sobre Marquinhos no Avaí seja desnecessário. Vejo nele um ídolo, uma referência dentro e fora de campo. É um líder. É craque. Há quem prefira rotulá-lo de mercenário, malandro, mas vejo em Marquinhos um tipo de jogador que é capaz de virar qualquer partida, assim como, contundido, com hematoma na coxa, comandou a equipe naquele massacre sobre a Chapecoense, na final do Catarinense de 2009.

Muitos preferem lembrar de sua saída para o Grêmio, mas poucos souberam da verdade dos fatos, onde direção e empresário forçaram a negociação. A contratação do Galego, do Anjo Loiro, ou simplesmente M10, é um resgate do que foi feito em 2011.

A camisa 10 do Avaí já tem dono: Marquinhos é um meia cerebral, coisa que todos os clubes procuram. Sua contratação mexeu com o meio esportivo de Santa Catarina, aumentando os acessos às redes sociais e ao blog. Não há dúvidas de que a diretoria do Avaí marcou um gol de placa.


Volante de respeito
Foto: Fotocom/Divulgação
Nativo da nossa Ilha, Eduardo Costa começou sua carreira longe daqui, sem nunca ter defendido um clube Catarinense. Foi nas categorias de base do Grêmio, em 2000, que iniciou sua carreira, de onde saiu no ano seguinte para jogar na França, no Bordeaux e Olympique de Marseille, até 2005. Nesse ano, foi para o Espanyol, da Espanha, voltando ao Grêmio, por empréstimo. Atuou ainda por São Paulo, Mônaco, da França, e Vasco da Gama, tendo algumas passagens pela Seleção Brasileira de base e na principal.

Não há dúvidas de que é um jogador que pode ser considerado como um grande reforço para o Leão e não apenas mais um, para compor elenco.

Com 30 anos (23/09/1982) de idade, tenho certeza que terá muito a apresentar ao torcedor avaiano, que estará na nossa bela Ressacada para apoiá-lo e ao time do Leão.

Aliás, quando seu nome surgiu nas redes sociais, o blogueiro Esteves Junior, do SouAvaiano e do GloboEsporte.com, havia feito uma postagem afirmando que Eduardo Costa viria para o Avaí. Disse ao Esteves que gostaria de vê-lo vestindo nosso manto sagrado, mas achava muito difícil. Felizmente, Esteves estava certo.


Contratados
Rodriguinho (esquerda) e Alê (direita) - Foto: Jorge Daux Neto
Apesar da euforia com as contratações de Eduardo Costa e de Marquinhos, vale lembrar, ontem também foi dia da apresentação oficial do volante Alê e do atacante Rodriguinho, conforme postagem do site do Avaí e reproduzida aqui no blog na tarde de ontem.

Aliás, desse dois apresentados ontem, até arriscaria a dizer que o meio de campo avaiano será formado com Alê, Eduardo Costa, Marquinhos e Dinelson, ou Cléber Santana...

E olha que não estou fazendo provocação!

Vão ter que engolir...


Sem máscaras
Faltando uma semana para a reunião do Conselho Deliberativo, marcada para a próxima terça-feira, dia 22 de janeiro, quando serão discutidas as possíveis alterações no estatuto do Avaí Futebol Clube, não há dúvidas de que as contratações de Marquinhos e Eduardo Costa mudam o ânimo do torcedor avaiano e até da grande maioria dos conselheiros.

Porém, há que se entender que o estatuto do clube precisa ser mudado. Alguns itens são de extrema importância. A questão do período de mandato, a reeleição e o voto direto do associado do clube estarão em pauta. São mudanças que podem trazer o associado a ter uma participação mais efetiva na vida do clube.

Vale lembrar, que contratações como as citadas acima, enchem a torcida de orgulho e criam um nova motivação nessa temporada que está começando. Todavia, não podem e nem devem mascarar o que vem acontecendo no clube, como no ano passado, em que ficamos com salários atrasados e tendo que se desfazer do craque do time para quitar dívidas salariais...


Incoerência
Há na nossa mídia, uma dupla de amiguinhos que tem um programa noturno num canal fechado. Como descreve meu amigo Alexandre Carlos Aguiar em sua Granja Comigo Boi Não Dança, um é o Ratão do Banhado, que não deu certo em lugar algum e acabou dando na Granja e o outro é o Morcego Moicano, que posa de intelectual pra fazer gênero.

Dia desses, ao ouvir sobre as possíveis contratações do Leão, o Morcego Moicano comentou em meio de um sorrisinho maroto: "O meio de campo do Avaí com Eduardo Costa, Marquinhos e Clebér Santana, quem vai segurar? Não, isso está fora da realidade, não vai acontecer..."

Ontem, durante os poucos minutos da mesa bicuda que dedicaram ao Avaí, o Ratão do Banhado comentou: "Com Eduardo Costa, Marquinhos e Cléber Santana, quem vai movimentar nesse meio campo do Avaí?", mostrando todo o seu desprezo pelas contratações avaianas...

Não deveriam se preocupar tanto. Afinal, Cléber Santana ainda não está confirmado. Além disso, com um meio de campo com essa qualidade, quem vai movimentar é a bola...

Como disse o professor André Gil, pelo twitter, jogar com Marquinhos e Cléber Santana não é problema, complicado era Bonilha e Camilo...


Tempo e dinheiro
Esses dias, fiz uma postagem "Por onde anda...", com intuito de ver nosso amigo Felipe "Melo" Matos, do blog Memória Avaiana, fazer uma busca no destino de Marcelo José de Souza, o Arroz...

Pois não é que foi só o boçal paulista desaparecer do ambiente que as coisas dentro da Ressacada começaram a fluir?

Quanto tempo e dinheiro se perdeu com esse moço na gerência de futebol do Avaí...

E será que já rescindiram o contrato do Arroz? Alô, Zunino!


Saudações AvAiAnAs!

7 Comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA ANDRE!
BOM, COM A CONTRATAÇÃO DO MARQUINHOS E EDUARDO, PENSO QUE NOSSA TORCIDA(QUE SE DIZ A MAIOR E MAIS APAIXONADA) VAI VOLTAR A RESSACADA.
SABADO NO MINIMO 8 MIL. OU ESTOU ERRRADO,AGORA TEMOS JOGADORES DE QUALIDADE ETC ETC ETC ETC, OS PREÇOS BAIXARAM, ETC ETC . QUERO VER QUAL VAI SER A DESCULPA PARA OS MESMO(NOIS)4 MIL DE SEMPRE.
FORTE ABRAÇO
SEREGIO BAYESTORFF.

Anônimo disse...

Está tudo muito bom, quase ótimo, mas recomendo "menas" euforia, não vamos imitar o roteiro deles, de contar com o ovo na galinha.
Acho que um goleiro experiente ainda é necessário, pra não dizer decisivo.
Não esquecer que o dotô também fez uma contratação de peso... - Roberto Costa

guilherme disse...

Andre, no mesmo programa do comigo boi não danca, gostei muito da entrevista do Eduardo Costa, se eu fosse escolher as palavras para escutar seriam as proferidas por ele "É um sonho, sou avaiano, assim como meu pai e maior parte da familia e estou feliz por vir ainda no auge e não no fim de carreira". concordo plenamento com Andre Gil, o difícil era com bonilhae camilo.
Ainda em tempo, até que enfim a 1ª medalha Saul Oliveira foi útil, diga-se de passagem o Gremio foi uma verdadeira mãe
Mais uma, se eu fosse o Julinho iria rever a vontade de jogar na meia, o espaço no time titular , nesta posiçao, está pequeno, imagina se chegar o CS10...

Guilherme Flemming

Fábio disse...

Como é bom ver o Avaí contratando jogadores que realmente venham pra fazer o futebol em campo melhorar.
Hoje chega o Marcão (atacante), certo?

Se o CS vier começo a imaginar um novo acesso para a série A.

Sábado eh RESSACADA na certa

sds

Sds

Raniere disse...

André, as últimas desculpas para não ir a Ressacada neste ano foram para o espaço. Assim como eu já critiquei a diretoria avaiana por inúmeras vezes, neste momento eu a elogio. São 2 ótimas contratações que mexem com a empolgação do torcedor. Zunino e Rondinelli estão de parabéns. Roberto Costa está certo, não podemos contar com o ovo na galinha, mas a perspectiva de um bom 2013 ficou melhor.
Se CS vier então, Sérgio Soares terá uma bela e boa dor de cabeça.
Sobre a mudança no estatuto, a grande e necessária mudança no processo de eleição na Ressacada, será a participação do quadro de sócios. Tomara que no ano em que o Avaí, o maior e mais vezes campeão, completa 90 anos, tudo siga rumo ao crescimento e dias de glória.
Grande abraço.

RENAN EDGAR KRISTENSEN RENDON disse...

André, por que a blogosfera Avaiana não começa um movimento para lotarmos a Ressacada no sábado? Eu vou, e estou tentando levar todos avaianos que conheço junto, mas um movimento de carreata para a estréia do campeão não seria má idéia não acha?

Anônimo disse...

Andre.

Dizem que CS10 fechou com Avai, mas so podera se apresentar depois do dia 31/01, porque esta com contrato com o Flamengo ainda, e recebera 110mil, 65 por empresarios restate Avai.
Abre o jogo, diz se isso procede.
Abraço

Ewerton

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo