quinta-feira, 24 de maio de 2012

O elenco avaiano

Muito se tem falado em reforços para o Avaí Futebol Clube, e sinceramente, ainda que estejamos na liderança liderança temporária da Série B, concordo com tal assertiva. Não precisamos trazer um time novo, mas de contratações pontuais.

Evidentemente, sabemos que não há dinheiro para tal coisa, mas, recentemente, dispensamos Cleverson e Robinho, um dos maiores salários do elenco avaiano. Diga-se de passagem, também continuamos sem o patrocinador master, em que pese ter havido uma série interminável de novas tratativas com algumas empresas. Por enquanto, não aconteceu.

Mas vamos ao que se propõe esta postagem: o elenco avaiano.

GOLEIROS: Diego, Moretto, Aleks e Vitor. Creio que aqui temos jogadores de sobra. Diego vem me surpreendendo com atuações firmes e seguras. É o titular. Moretto falhou no Catarinense, mas mostrou que é bom goleiro, como nos jogos finais do ano passado. Temos duas promesas vindas da base, Aleks e Vitor, que aguardam por um espaço. Há ainda o retorno de Zé Carlos, emprestado ao Oeste, o que deixaria o Leão com três jogadores de boa formação. A questão é que Zé não cabe no banco de reservas;

ZAGUEIROS: Renato Santos, Leandro Silva, Cássio, Rafael e Jailton. Depois de ter uma defesa que tinha a vergonhosa média de levar dois gols por jogo, o Avaí encontrou uma boa dupla de zaga com Renato Santos e Leandro Silva. Titulares com sobras. Os gêmeos Cássio e Rafael tem o mesmo estilo de jogo, e na fase atual, servem para compor o grupo. Aliás, são caros para isso. Um desperdício. Creio que o Avaí poderia ficar com um ou outro. Se fosse para escolher, ficaria com Rafael, já que Cássio ainda não encontrou seu futebol desde que voltou do Fluminense. Jailton é uma incógnita. Nunca jogou. Não conheço.  Outro que é da base avaiana e está emprestado ao Brusque, Clayton, não deve nada a qualquer dos nossos zagueiros. Creio que precisaríamos dispensar um pouco mais de atenção neste setor.

LATERAIS: Patric, Arlan e Aelson. Para a lateral direita, temos Patric como titular e Arlan na reserva. Poderíamos ter Rodinei como alternativa, mas o lateral da base foi para o Corinthians. Na esquerda, Aelson não decolou. Fez uma ou outra boa partida no Catarinense e só. Pirão acaba sendo colocado na função, como contra o São Caetano. Renan Oliveira se destacou na equipe do Bangu, durante o Campeonato Carioca e poderia ser uma alternativa. Há que se buscar um lateral esquerdo.

VOLANTES: Bruno, Mika, Pirão, Marcinho Guerreiro, Diogo Orlando e Marrone. Por incrível que pareça, o contestado Bruno acabou se firmando no time do Avaí, uma espécie de jogador fundamental. As falhas de nossa defesa contra o São Caetano comprovaram isso, já que o volante faz uma boa proteção. Mika custou a entrar no time, mas não perdeu a oportunidade. Pirão vem subindo de produção, correspondendo ao que se esperava dele. Marcinho Guerreiro passa por um inferno astral. Com um salário alto, foi mal no Catarinense, até se contundir. Está de volta, mas vai ter problemas em conseguir espaço no time. Diogo Orlando é um jogador para compor o elenco. Marrone, vindo da base, ainda não teve sua oportunidade. Outro jogador disponível, é Rodrigo Thiesen, que fez um bom Campeonato Carioca pelo Volta Redonda.

MEIAS: Cléber Santana, Saldanha e Diego Palhinha. Apesar de ter o craque do Campeonato Catarinense, bem como o craque do time, Cléber Santana, nosso meio de campo é um dos setores mais carentes do time. Saldanha teve poucas oportunidades, mas no pouco que jogou, não é um meia clássico, não é de articular jogadas. Diego Palhinha, apesar de ter jogado mais que Saldanha, ainda não conseguiu se firmar. Contra o São Caetano teve espaço para jogar, ao substituir Robinho, mas não mostrou que pode ser o titular da posição. Falta um companheiro para Cléber Santana.

ATACANTES: Nunes, Felipe Alves, Maurício, Laércio, Neilson e Ronaldo Capixaba. O ataque é outro setor que merece um cuidado especial no Avaí. Nunes vem subindo de produção, mas ainda não mostrou ser aquele goleador que queremos. Felipe Alves é um bom companheiro, arisco, mas precisa entender que futebol é um esporte coletivo. Neilson, assim como todos os "sons" (Cleverson, Aelson) que vieram de Chapecó, não aconteceu. Não foi nem sombra do campeão pela Chapecoense em 2011. Maurício ainda está verde, é uma promessa. Laércio, apesar do golaço na final do Catarinense, não consegue se firmar como titular. Precisa deixar aquela história de cair a todo choque com adversário e se tornar um jogador mais incisivo, já que é habilidoso. Ronaldo Capixaba é aquele tipo de atacante rompedor, mas de pouca habilidade. A seu favor, está o fato de ser um jogador dedicado, não faz de conta.

Sem Cleverson e Robinho, que buscaram outros destinos, nem contando com aqueles que retornaram de empréstimos, e apenas com os jogadores aproveitados pelo treinador Hemerson Maria, o elenco do Avaí é composto por 27 jogadores. 

Baseado nas considerações que fiz em cada setor, creio que o Avaí precisa de contratações pontuais. Um zagueiro, ainda que seja para compor o elenco, um lateral, preferencialmente na esquerda, um meia para compor com Cléber Santana, e um atacante, que possa ser o companheiro de Nunes.

Além dessas contratações, creio que o clube poderia fazer uma depuração em alguns setores, com novos empréstimos, como na zaga, com os volantes e no ataque.

Capricha, Avaí!

Vamos subir, Leão!

5 Comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que é preciso, também, um lateral direito, não acho que o Patric seja o ideal, é muito porra loca. Então, acho que precisamos de, no mínimo, dois laterais, um pra cada lado, mais um meia pra resolver quando o Cleber for muito marcado, e um ou dois atacantes. Claro que acho que se poderia dar uma enxugada, emprestando alguns e/ou mandando embora. Acho que Marcinho, Saldanha e Neilson, por exemplo, não têm mais o que fazer no Avai.
Sabemos todos que se não for reforçado o time, rapidamente, não vai dar pra chegar.
Bighal.

Fábio disse...

Excelente análise André.
O Zé Carlos poderia ser emprestado/vendido
Entre Rafael e Cassio, ficaria com o segundo pelo histórico de lesões da Rafael;
Um lateral esquerdo seria bem vindo;
Acho que o Marcinho é o que mais se aproxima do Bruno na pegada. Talvez o Thisen possa fazer essa função também...
Palhinha não aconteceu pra ser titular e o Cleber precisa de um parceiro. Saldanha certamente não será esse cara.
O nosso ataque precisa ser reforçado, vejo como o setor mais frágil do time.

Neilson, Saldanha, Rafael, Marcinho (talvez) poderiam seguir outros rumos.

Vejo que seria preciso para jogar:
1 meia
1 ou 2 atacantes
Teríamos um bom time, mas uma ou outra contratação pra reforçar o grupo.

Também não eh bom inchar o grupo

abraço

Otavio Silva disse...

André, ouvi dizer que o Julinho, aquele mesmo, já está na ressacada. Se jogar o que jogou no Avaí (os primeiros jogos) é um bom reforço junto a lateral.

George disse...

Pelo pouco que vi, a série B não tá esse bicho todo não. Os times que sobem, normalmente, têm equilíbrio e regularidade. Por ora, estamos sobrando nesse atributo. Maria segue invicto.
Não precisa mexer muito. Sugiro um lateral esquerdo (Julinho tá vindo, gostei) e um meia ofensivo (estilo Caio e Muriqui - será que Saldanha não supre?). Palhinha tem ótimo passe e sabe fazer gol (falo em regra). Se pegar ritmo, dá certo.
Vou contra a opinião geral, mas acho que nosso ataque está legal. Nunes é bom jogador, Felipe Alves tbém, Carreirinha idem, para o segundo tempo. Ainda tem o Evando...
Sds.

Anônimo disse...

MARCINHO GUERREIRO JÁ DEU PRA BOLA.
ZÉ CARLOS NO GOL É BOA OPÇÃO, MORETTO VAI NOS TRAZER ARREPENDIMENTOS, COMO JÁ NOS TROUXE.
NO ATAQUE SERIA IDEAL O RETORNO DE WILLIAM, NA IMPOSSIBILIDADE TEMOS QUE DESCOBRIR ALGUÉM.
SUGERI ADRIANO, IBIRAMA, PARA COMPOR GRUPO, OU QUEM SABE EMPLACAR.
NA ZAGA, OS GÊMEOS JÁ FORMA MAIS CONFIÁVEIS.
Roberto Costa

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo