segunda-feira, 19 de março de 2012

Até quando?

A Ressacada está cada vez mais vazia. Fomos apenas 2.669 avaianos no jogo de sábado. Fica a pergunta: como chegamos nesse ponto? Por que? Quem causou esse estrago? Como disse minha amiga Kátia de Paula, recentemente, vamos ter nossa Ressacada lotada por lembranças ocupando espaços vazios...

O Avaí passa por um momento complicado porque não tomou o rumo que poderia, e deveria, após a vitoriosa campanha de 2009, no Campeonato Brasileiro. A partir dali, as coisas mudaram vertiginosamente no Sul da Ilha.

Fomos tomados de assalto por um banco de incompetentes e oportunistas. Devaneios de todas as ordens, como se fossemos um clube europeu, preferencialmente ou Barcelona ou Real Madrid. Copiaram, apesar das vozes contrárias, a cartilha do rebaixamento do time "doladelá"...

Pouco importa se o presidente roubou ou não. Ninguém afirmou isso. Foi dito sim, que as negociações tomaram conta da Ressacada na mesma  proporção que o time do Avaí foi desfalcado e enfraquecido. Foi dito também, que o filho do presidente estava envolvido nas negociações, e a partir dali surgiram um mar de contradições, tanto por parte do presidente quanto de seus fiéis escudeiros e parceiros.

A névoa obscura de transações nada transparentes encareceram ingressos e e mensalidades. Pior que isso, por dois anos consecutivos, teimaram em não corrigir esse erro. Recuaram este ano por conta do rebaixamento, quando nosso estádio já não recebia a maior e mais apaixonada torcida  de Santa Catarina.

Os ingredientes foram sendo adicionados em doses homeopáticas, que acabaram por afastar os torcedores de seu reduto.

O momento requer uma profunda reflexão, acompanhada por uma ação firme, sem margens para erros. Estamos na beira de um abismo, prestes a cair num espaço sem volta.

Culpados? A falta de atitude de quem deveria estar no comando. Um somatório de pequenas coisas que resultaram numa blindagem do presidente do clube por parte daqueles que deveriam cobrar-lhe resultado, ações, como é o caso dos conselhos Fiscal e Deliberativo.

Criou-se uma blindagem através da mídia, aquela formada por bocas alugadas, que ajudaram a diminuir ainda mais a credibilidade do que fala o senhor João Nilson Zunino. Hoje, suas palavras são motivo de chacota até por parte dos que lhe sorriem...

Não importa aqui, apontar se essa ou aquela pessoa é da oposição. Qualquer que seja a intenção de descontentamento para com a atual gestão, será vista dessa forma. Apontarão para ex-presidentes, ex-diretores, porque já se esqueceram do óbvio: o Avaí existem em função de seus torcedores, aqueles torcedores que estiveram com o time no sol, na chuva, na A, na B, na C, em qualquer lugar, mas que hoje são vistos como uma pedra no sapato de alguns...

De pouco nos adianta trocar de treinador, reconhecidamente uma aposta que não deu resultados. Porém, o problema não é "" o técnico. Temos um time limitado, mas mal escaldo. Temos diretores que podem ser granfes autoridades em outras áreas, mas que não conhecem as nuances do que é o futebol, principalmente quando se precisar agir fora das quatro linhas...

O futebol não perdoa a soberba, a prepotência. De pouco adianta a pose de herói. Um herói isolado, cercado por "verdadeiros avaianos", que foram fabricados no momento da conveniência. 

O Avaí está voltando no tempo. Se crescemos em patrimônio (a que custo?), estamos próximos de recomeçar aquela caminhada de 10 anos atrás: a Série C vai ser tornar nossa realidade.
Foto: José Tiago Martins de Albuquerque

12 Comentários:

Anônimo disse...

Profundo e oportuno.. cabe reflexão e ação!!!

FERNANDO disse...

Oi ANDRÉ.

PARABÉNS pela postagem. Comentário PERFEITO e COMPLETO.

Infelizmente, mas..., infelizmente mesmo, tens RAZÃO em TUDO o que escreveste.

Ou seja, o futuro do NOSSO AVAI está à beira de um ABISMO profundo e escuro, cujo retorno é extremamente inimaginável.

DEUS nos livre dessa encrenca, pq esse BANDO DE INCOMPETENTES e ARBITRÁRIOS, com certeza, não vão dar conta disso.

Fora todos eles, IMEDIATAMENTE.

Fernando

Raniere disse...

André, foste "apocalipticamente" preciso.
Grande abraço.

felipe disse...

Acredito eu que somos os únicos que podemos fazer algo tomando nosso time de novo pois o AVAI e nosso e não da queles MERCENÁRIOS que se encontram la

André Tarnowsky Filho disse...

Raphael Duarte,

Essa é a intenção: reflexão e ação!

A diretoria tem tempo para reverter esse quadro, mas não no ritmo atual.

André Tarnowsky Filho disse...

Fernando L.P.G.,

Imediatamente não dá, por questões estatutárias. Creio que a própria direção poderia refletir e agir.

Que venha 2013 e as eleições!

André Tarnowsky Filho disse...

Felipe,

Ainda que queira concordar contigo, o estatuto garante a diretoria até as próximas eleições. Será, sem dúvida, uma longa caminhada até dezembro de 2013.

Anônimo disse...

Muito correto em tudo André ! Abreviaste tudo e do jeito mais facil de se entender.
A unica saída para toda esta situacao é sim a saida de joao nilson zunino (meu respeito e educacao por ele tbem acabaram no mesmo momento em que o dele acabou por nós e por isso nao me permite mais letras maiusculas em seu nome). Faca ele o que fizer, nada mudará o conceito do torcedor para com ele. Isto criado por ele mesmo. Credito ele ja havia perdido e agora o respeito do torcedor tbem. Um lider nao levanta uma nacao sem estas virtudes.
O torcedor nao voltará enquanto ele estiver no comando, pelo contrario, o numero vai baixar mais ainda (ja foi dito antes) e assim esta queda do Avai nao vai parar. Ao contrario do que alguns pensam, nao existe fundo do poco. Podemos ir muito mais abaixo do que ate mesmo imaginamos.
... Mas é dai ? dane-se o Avai nao é mesmo zunino ????

Abracos
Marcelo Alves

Anônimo disse...

Agora André, gente como você, como a Carmen, são de fé, assim como o Esteves, dá pra acreditar, inclusive na questão das mudanças, seja no corpo administrativo, seja no corpo técnico. Agora é difícil aceitar no time que eu aprendi a gosta, gente como este do blog Sangue Azurra, pra mim um ser antidemocrático, não aceita opiniões contrárias e um tremendo mau caráter de plantão, que fala em Liberdade de Expressão com relação as faixas na Ressacada, mais não aceita opinião contrária as suas. Meu time, é o do Guga, do Amin, do Nereu,do Aderbal, do meu pai, esse era o meu Avai FC, que eu quero de volta. Se vou vaiar meu time, nem com 10 zuninos isso vai acontecer, não quero o pior para meu time, se depender de mim, vai ganhar sempre. Fernando Avaiano.

Marcelo B. disse...

André,

ainda que concorde contigo em diversos ascpectos, acredito que o treinador é o grande culpado pelo insucesso dentro de campo e pior, pela FALTA DE FUTEBOL.

Mesmo quando estávamos vencendo os jogos no primeiro turno, era visível que jogávamos um futebol feio apenas com uma defesa bem postada e torcendo por um golzinho salvador lá na frente, que claro não acontecia por conta de Capixaba e Neílson. Assim, também temos problemas de qualidade técnica de nossos jogadores mas o treinador insistir em jogar contra o Brusque-B com 3 atacantes enfiados (Cleverson, Neilson e Nunes) e 3 zagueiros lá atrás, não tinha mesmo como o time criar alguma coisa. Vergonha.

Aí o Ovelha para tentar corrigir o péssimo futebol no primeiro tempo troca o NEILSON pelo LAERCIO. Nossa, alguém além do Ovelha imagina que essa troca vá surtir algum efeito? Claro que não, pois precisávamos de gente no meio para chegar com mais qualidade no ataque uma vez que os atacantes são ruins (todos eles) e não conseguiriam ganhar nenhuma bola do Brusque-B.

A troca do treinador não vai resolver todos os problemas que tu elencasse, mas vai dar uma motivada no grupo e pelo menos fazer com que esses jogadores medianos joguem futebol e não esse esporte que o Ovelha criou. Ganhando ou perdendo, não admito essa vergonha que está sendo feita dentro de campo.

abs,
Marcelo

JAISON EDUARDO disse...

Lamentável o que essa diretoria fez com a nossa torcida,Andre teve um guri que tentou se associar no último sábado e pediram pra ele título de eleitor e comprovante de residência como ele não tinha estava apenas com a grana disseram que não poderiam fazer nada e ele foi embora.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo